sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Luciana Calil do CRF: Estamos fazendo investimentos intensos em educação

POR Jornal Somos | 23/11/2018

A vice-presidente do CRF-GO concedeu uma entrevista ao Jornal Somos onde fala sobre os projetos futuros da instituição

Luciana Calil do CRF: Estamos fazendo investimentos intensos em educação

Foto: Jornal Somos

R

Recentemente em passagem por Rio Verde para ministrar palestra em uma instituição de ensino em Rio Verde, Luciana Calil Samora de Moraes passou pelo Jornal Somos para conceder uma entrevista, onde falou sobre as diversas áreas de atuação do farmacêutico, sobre uma polêmica recente com farmácias em Rio Verde e falou sobre os próximos projetos do Conselho Regional de Farmácia.

 

Ela é farmacêutica bioquímica, especialista em Farmácia Clínica, tem MBA em Gestão Avançada do Varejo Farmacêutico e é mestre em Ensino na Saúde pela UFG. Atualmente é vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia de Goiás (CRF-GO) e auditora fiscal de saúde pública da Vigilância Sanitária de Goiânia. Confira a entrevista abaixo:

 

Projetos atuais do CRF-GO

O Conselho de Farmácia, nessa gestão, está investindo muito na área de educação, como cursos, palestras e treinamentos voltados aos farmacêuticos. Temos mais de 75 áreas de atuação, algumas são bem novas e acreditamos que oferecendo educação é a melhor forma de contribuição na valorização do profissional farmacêutico para que ele se destaque na profissão e obtenha sucesso. Então dentre os programas atuais que o Conselho tem nessa área, além do projeto da Escola Superior de Farmácia, que vai ser lançada, nós também temos o StartCRF que vai até as faculdades de farmácia, levando palestras que vão desde o primeiro até o último período, temos o CRF em Ação que recebe todas as semanas palestrantes que falam das diferentes áreas de atuação sempre tentando abranger assuntos que atendem a demanda do momento e também temos o CRF em ação que visita os municípios dos estados de Goiás levando palestrantes, serviços farmacêuticos do Conselho, cursos, palestras e treinamentos às cidades do interior.

 

Vacinação em farmácias

Nós temos uma legislação que veio contemplar a realização da vacinação humana em vários estabelecimentos de saúde, incluindo farmácias e drogarias. O farmacêutico está apto a realizar a partir da sua graduação, mas a resolução do Conselho Federal de Farmácia exige um curso de 40 horas/aula para uma preparação mais precisa, já que envolve medicamentos imunobiológicos, necessitando de uma conservação e manutenção de temperatura muito rígidas para manter a qualidade do produto. O farmacêutico através dessa resolução está apto para realizar a vacinação em farmácias e drogarias e o Conselho vem investindo em cursos de aplicação de injetáveis e vacinas de todos os medicamentos injetáveis para suprir essa necessidade.

 

Disponibilidade do curso

O curso de 40 horas deve seguir uma série de regras que o Conselho Federal impôs, entre ter uma chancela de entidade de ensino e ser um curso aprovado pelo Conselho Federal de Farmácia. Ele ainda não está em todas as cidades de Goiás, mas também está ocorrendo a visitação do curso às cidades do interior.

 

Interdição da farmácia em Rio Verde

Temos que ter cautela para falar do caso porque algumas coisas ainda estão sob investigação. O conselho que deixamos para o farmacêutico é que ele verifique a entrada de todos os produtos que estão entrando ali na drogaria, se eles tem nota fiscal e garantia da procedência, verificar também se na dispensação os medicamentos são entregues somente mediante apresentação da receita. Qualquer irregularidade verificada deve ser comunicada ao proprietário e aos demais funcionários, junto à documentação seja por meio de e-mail ou de algo escrito para que haja a comprovação de que foi alertado de que tinha alguma irregularidade. Se a irregularidade não for corrigida, nós pedimos aos farmacêuticos que denunciem. O farmacêutico é um profissional da saúde responsável pela saúde da população e pela qualidade do produto e do serviço que é oferecido em um ambiente onde ele é responsável técnico, então nós contamos com o farmacêutico na denúncia de irregularidades descobertas. Relembre do caso aqui.

 

Como denunciar?

A denúncia pode ser feita na vigilância sanitária ou no Conselho Regional de Farmácia, onde será feita imediatamente a averiguação.

 

Farmacêutico na vigilância

O farmacêutico é um profissional de destaque na Vigilância Sanitária. Primeiro porque ele tem uma formação acadêmica técnica-científica que lhe dá condições de cuidar da parte do medicamento desde o seu armazenamento, conservação, transporte, produção e no controle de qualidade, além de poder atuar nas outras áreas da vigilância sanitária, como alimentos, estabelecimentos de saúde, estabelecimentos de interesse à saúde. Temos um decreto de 1981 que traz algumas atribuições que são específicas do profissional de farmácia e dentre elas está a fiscalização do exercício farmacêuticos e de alguns processos que envolvem medicamento.

 

Proximos projetos

Recomendamos que observem as nossas redes sociais, a página oficial do Conselho no Instagram, Facebook e Site Oficial do conselho onde publicamos vários cursos semanalmente. Junto com a publicação de divulgação do curso vem um link onde você clica e ele já faz a sua inscrição online de forma rápida e eficiente. Nós temos vários cursos por semana e que abrangem as mais diversas áreas de atuação.

 

Escola Superior de Farmácia

A Escola Superior de Farmácia vem para coroar o investimento que essa gestão tem feito de forma intensa na área de educação. Através da Escola poderemos oferecer cursos à distância, cursos presenciais e teremos vários mecanismos para intensificar essa oferta de cursos, treinamentos e palestra. A Escola não é somente um sonho, é um projeto que com muita fé vai ser realizado ainda na nossa gestão. Já começamos a reforma do local e a montagem do estatuto e do regimento interno e pretendemos entregar a Escola antes do final de 2019.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: