quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Goiás

Lei que transforma pit dogs em patrimônio cultural de Goiás é sancionada

POR Ana Carolina Morais | 09/10/2020
Lei que transforma pit dogs em patrimônio cultural de Goiás é sancionada

Redação Jornal Somos

O

O Projeto de Lei que estava em trâmite na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para tornar patrimônio cultural e imaterial do Estado a gastronomia e a cultura do pit dog, foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), nesta quinta-feira (8).

 

 

Agora, tornando-se um patrimônio, os quase 3 mil estabelecimentos de todo o território goiano, que se viam ameaçados pela concorrência de outros empreendimentos semelhantes, bem como pela crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19, ganham segurança.

 

 

Na solenidade, o governador afirmou que fez questão de realizar a sanção da Lei no Palácio das Esmeraldas como forma de demonstrar seu respeito pelos trabalhadores do setor. “São indiscutivelmente um patrimônio imaterial de Goiás. Temos um respeito enorme pelo que vocês desenvolvem no Estado”, disse Caiado.

 

 

Antes de chegar a sanção do governador, o projeto já havia passado por duas votações na Alego, onde foi aprovado, ambas as vezes, por unanimidade. Segundo a Lei, os pit dogs são lugares democráticos, frequentados por todas as classes sociais, que proporcionam lazer para as famílias goianas há décadas.

 

 

Para o presidente do Sinopitdog, Ademildo Godoy, a iniciativa traz reconhecimento, respeito, prestígio e, principalmente, legalização, que irá oportunizar mais fomento aos trabalhadores da categoria. “O pit dog é artesanal, só existe em Goiás. Começou aqui em Goiânia. Então é um negócio muito nosso, que nós gostamos, que dá certo e que o povo gosta”, disse.

 

 

O presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio), Marcelo Baiocchi, também afirmou que esta ação do governo estadual valoriza a categoria, que por muitos anos foi estigmatizada. “Hoje, o senhor reconhece o segmento, que é formado, na grande maioria, por famílias. São locais onde trabalham pai, esposa, filho. Isso tem um fator preponderante, o reconhecimento pelo Governo de Goiás como patrimônio cultural”, afirmou.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: