quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Lázaro Barbosa é morto após confronto com as forças de segurança

POR Ana Carolina Morais | 28/06/2021
Lázaro Barbosa é morto após confronto com as forças de segurança

Reprodução de vídeo

O

O criminoso Lázaro Barbosa, de 32 anos, investigado pela morte de uma família em Ceilândia (DF) e por outros crimes no território goiano, que estava foragido há 20 dias, foi morto depois de ser baleado nesta segunda-feira (28). Ao ser capturado, o homem, extremamente ferido, foi levado pelos policiais para uma ambulância do corpo de bombeiros, em frente a base do comando da força-tarefa. No local, foi prestado o atendimento de saúde antes do encaminhamento para o Hospital Municipal Bom Jesus (HMBJ). Após, houve a confirmação de sua morte.

 

 

A informação inicial, dada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, informava a prisão do fugitivo. Agora, de acordo com fontes não oficiais, um confronto com troca de tiros entre as forças de segurança e o criminoso teria ocorrido no meio da mata, o que resultou na morte de Lázaro.

 

 

20 dias de buscas

 

O trabalho de buscas, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), mobilizou mais de 270 agentes das forças envolvidas. Entre elas, as Polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).

 

As ações foram realizadas de forma ininterrupta na região de Cocalzinho de Goiás e em Águas Lindas, contando com o apoio de quatro helicópteros e cerca de 10 drones, inclusive aparelhos com visão noturna e sensor de calor. A força-tarefa também recebeu auxílio do Exército Brasileiro, que disponibilizou rádios comunicadores com alcance de 30 quilômetros, da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que auxiliou com dois veículos para melhor comunicação das equipes e da iniciativa privada, que colocou à disposição do serviço de inteligência o aplicativo Brasil Mais Seguro, destinado exclusivamente para denúncias sobre o suspeito. 

 

Um disque denúncia próprio para a operação também foi criado, para auxiliar o trabalho policial. A força-tarefa recebeu cerca de 5,3 mil contatos. Desse total, mais de 95% das informações repassadas pela população não contribuíram com as investigações. O aplicativo Brasil Mais Seguro, que foi disponibilizado para a força-tarefa, teve cerca de 6,8 mil donwloads. Não foram enviados sinais de alerta que pudesse contribuir com a captura do fugitivo.

 

 

O fugitivo da Justiça é investigado por mais de 30 crimes, cometidos em Goiás, Bahia e Distrito Federal. Ele é suspeito da morte de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no DF, e do funcionário de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás. A maioria dos casos é referente a crimes de latrocínio (roubo seguido de morte). Durante a ação criminosa, Lázaro Barbosa invadiu propriedades rurais da região do entorno, fez três pessoas reféns e baleou outras quatro, entre elas, um policial militar. O indivíduo já possui uma condenação por homicídio, no Estado da Bahia e era também procurado por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo.

 

 

(Com informações do G1 Goiás e da Secretaria de Estado da Segurança Pública – Governo de Goiás)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: