terça-feira, 20 de maio de 2025
Foto: Reprodução
Uma das gêmeas siamesas que passaram por uma delicada cirurgia de separação em Goiânia faleceu nesta semana. Kiraz, de 1 ano e seis meses, não resistiu após o procedimento realizado no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), na capital goiana. A informação foi divulgada nas redes sociais da família: “Descanse em paz, filha!”, diz a publicação feita no perfil das meninas no Instagram.
As irmãs Kiraz e Aruna nasceram unidas pelo tórax, abdômen e bacia. A separação aconteceu entre os dias 10 e 11 de maio e durou cerca de 19 horas, mobilizando uma força-tarefa com 50 profissionais da saúde, entre eles 16 especialistas, liderados pelo médico Zacharias Calil. A cirurgia foi considerada de alta complexidade e teve custo superior a R$ 2 milhões, custeados integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Após a operação, as gêmeas foram internadas na UTI do Hecad, onde apresentaram febre alta. O hospital informou que o protocolo de morte encefálica de Kiraz está em andamento. O estado de saúde de Aruna ainda não foi divulgado.
A preparação para o procedimento começou há mais de seis meses, com a realização da primeira cirurgia de pré-separação, que incluiu a colocação de expansores de pele. Naturais de Igaraçu do Tietê, no interior de São Paulo, as gêmeas foram acompanhadas de perto pela equipe médica, com consultas quinzenais e visitas semanais ao hospital, além de cuidados com o esquema vacinal para garantir a imunidade das irmãs.
A história de Kiraz e Aruna mobilizou profissionais e comoveu o Brasil, tornando-se um marco na medicina pediátrica do país.
Com informações de Mais Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.