terça-feira, 18 de novembro de 2025
Foto: Reprodução/Prefeitura
A comemoração dos 77 anos de Iporá não terá mais os shows previstos para esta terça-feira, 18, e quarta-feira, 19. A Justiça determinou a suspensão das apresentações após pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO), que apontou uma série de irregularidades na organização do evento.
A 3ª Promotoria de Justiça de Iporá, conduzida pelo promotor Rodrigo Piauhi Peñaranda, identificou problemas como despesas sem cobertura orçamentária, uso indevido de recursos do Fundo Municipal de Cultura, ausência de decreto de crédito suplementar e falta de transparência nos custos da festa.
Na decisão liminar, o juiz Hugo de Souza Silva ressaltou que o próprio município decretou recentemente estado de calamidade financeira, com caixa indisponível e pagamento escalonado de servidores. Para o magistrado, a realização de shows em meio a esse cenário é incompatível com a situação econômica da cidade.
Com a decisão, todos os atos financeiros relacionados ao evento ficam suspensos. A prefeitura está proibida de fazer pagamentos, liquidações, empenhos ou firmar novos contratos ligados às apresentações. Em caso de descumprimento, os gestores poderão responder pessoalmente.
O juiz também determinou que a suspensão seja comunicada de forma clara à população, por meio do site oficial da prefeitura e das redes sociais. O descumprimento da ordem judicial pode gerar multa de R$ 50 mil, além de penalidade de R$ 10 mil para cada novo pagamento ou contratação referente aos shows cancelados.
A prefeitura de Iporá não se manifestou sobre o assunto até o fechamento desta matéria. O espaço permanece aberto para posicionamento.
Com informações de Jornal Opção.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.