quarta-feira, 24 de abril de 2024

Justiça eleitoral cria gabinete para combater notícias falsas em eleições municipais

POR | 05/11/2020
Justiça eleitoral cria gabinete para combater notícias falsas em eleições municipais

Ilustração

E

Em mais uma tentativa de inibir a criação e divulgação de notícias falsas, o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TER-GO) criou um gabinete para combater especificamente as fake news das eleições 2020.

 

 

Segundo informa o governo de Goiás, o Tribunal recebe através dos variados canais criados a denúncia e encaminha as informações para as investigações, e caso seja confirmado que seja uma notícia falsa, retirada imediatamente do ar.

 

 

Entretanto o assessor da diretoria geral do TRE-GO, José Carlos da Silva, demonstra preocupação sobre o fato, já que a partir do momento em que fake news é publicada já pode ser lida por alguém. Para tal ele lembra que é sempre importante que as pessoas busquem fontes oficiais. “A melhor forma de impedir que as notícias falsas cheguem até as pessoas é que eles busquem o fato diretamente nos órgãos oficiais, como o TRE e seus canais de informação”.

 

 

O diretor ainda lembra que o cidadão pode denunciar através do aplicativo Pardal, ou pelos números da ouvidoria (39204505/39204013/39204010), ou ainda nos tribunais locais e até mesmo no próprio site do TRE-go.

 

 

Ele complementa que as denuncias mais comuns são as falsas acusações a candidatos adversários e promessas que não se pode cumprir, já que as eleições são locais. E em caso de confirmação da criação da falsidade, o responsável por responder penalmente, com pena de reclusão de 6 meses a 2 anos, e ainda caso haja participação do candidato, ele poderá ser excluído do processo eleitoral.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: