quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Juíza goiana traduz sentenças para facilitar entendimento das decisões

POR Jornal Somos | 28/08/2021
Juíza goiana traduz sentenças para facilitar entendimento das decisões

Imagens: Divulgação/Tribunal de Justiça de Goiás

A

A juíza Aline Vieira Tomás da 2ª Vara de Família de Anápolis teve a iniciativa de “traduzir” as sentenças de forma didática para facilitar o entendimento dos documentos, simplificando o processo de forma ilustrativa com tópicos e linha do tempo.

 

 

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) criou o projeto “Simplificar” em julho deste ano. De acordo com a magistrada, a linguagem jurídica é complexa fazendo com que dificulte o entendimento de muitas pessoas, assim, resolveu facilitar deixando mais compreensível para quem lê.

 

"Comecei a perceber que a maior parte dos contatos que eu recebia após sentenciar os processos, eram de partes que iam até o Judiciário para buscar esclarecimentos sobre o que havia sido decidido. Foi aí que surgiu a ideia de transformar a linguagem jurídica em um resumo ilustrado", explicou Aline.

 

 

 

A sentença ao ser publicada no sistema do TJ, já é encaminhada via aplicativo de mensagem para as partes envolvidas. Assim, além de facilitar o entendimento podem guardar para consultar sempre que necessário.

 

 

O resumo vem de forma dinâmica, trazendo o número do processo, e linha do tempo mostrando o conflito que levou à ação, com ícones simples e coloridos.

 

 

Esta matéria foi escrita voluntariamente pela acadêmica Thais Cabral e como fonte Tribunal de Justiça de Goiás.

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: