sexta-feira, 05 de setembro de 2025
Foto: Divulgação
O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, foi o anfitrião do III Encontro Mulheres em Campo, realizado nesta quinta-feira (4) pelo Sistema Faeg/Senar em parceria com a Comissão Estadual de Produtoras Rurais da Faeg e a Bayer. O encontro reuniu mais de mil participantes no auditório do CEL da OAB, em Aparecida de Goiânia.
Em sua fala, Schreiner ressaltou o crescimento do evento desde a primeira edição, em 2023, e a relevância da qualificação feminina para o setor.
“Esse evento começou com menos de 300 mulheres, no segundo ano contou com 500 e hoje temos mais de mil. Isso mostra o interesse pela informação e pela capacitação, que são essenciais para ampliar o protagonismo das mulheres no campo. Mais de 35% dos nossos técnicos de campo são mulheres, assim como 50% das colaboradoras do Sistema Faeg/Senar. Esses números explicam parte do resultado que conseguimos entregar à sociedade”, afirmou.
O presidente também destacou a presença feminina na gestão das propriedades e na sucessão familiar.
“O agro goiano não avança sem as mulheres. Elas estão presentes em todas as etapas da produção, na gestão, no empreendedorismo e na inovação. Nosso compromisso é apoiar esse movimento para que ocupem cada vez mais espaços de decisão”, disse.
A programação incluiu palestras sobre inovação e liderança feminina, além da presença de autoridades como a primeira-dama do estado, Gracinha Caiado, a vice-prefeita de Goiânia, Coronel Cláudia da Silva Lira, e a deputada federal Marussa Boldrin.
Histórias e protagonismo
Histórias de produtoras atendidas pelo Senar Goiás também foram apresentadas. Entre elas, a de Virgínia Maria Carneiro, de Simolândia, que relatou a diversificação da produção em sua propriedade após participar de cursos e assistência técnica da instituição.
Segundo dados divulgados pelo superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, o Programa Mulheres em Campo já realizou mais de 450 ações em 51 municípios desde 2017. Entre 2022 e 2024, mais de 83 mil mulheres foram capacitadas, representando 31% do total de participantes. Em 2025, esse número já supera 28 mil.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.