quarta-feira, 08 de maio de 2024

Jogos Paralímpicos de Tóquio terá 2ª maior delegação brasileira da história e 19 representam Goiás

POR | 08/07/2021
Jogos Paralímpicos de Tóquio terá 2ª maior delegação brasileira da história e 19 representam Goiás

Foto: Mariano Ríos Ávila/Agência Cora de Notícias/Governo de Goiás

O

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou esta semana em conjunto com as respectivas Confederações das modalidades, a convocação da delegação que representará o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em agosto. Esta é a maior delegação já convocada para uma edição dos Jogos fora do Brasil. Os atletas foram conhecidos durante a transmissão ao vivo no Facebook e Youtube do CPB.

 

 

O presidente do CPB, Mizael Conrado, ao lado do vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, e do diretor técnico e chefe da missão brasileira, Alberto Martins, apresentaram a delegação.

 

"Foi muito trabalho, muito esforço, suor, muita superação. Vivemos um momento sem precedentes na história. Estávamos todos preparados há um ano quando surgiu a pandemia e o sonho dos atletas foi adiado. A pandemia ainda continua, porém, esperamos que esteja rumando para o seu final e que os Jogos Paralímpicos sejam uma grande alavanca e representem uma recuperação dos nossos povos, já que o esporte significa resiliência e autoestima", declarou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.

 

 

A delegação brasileira será composta por 253 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 159 homens e 94 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 422 pessoas. Jamais uma missão brasileira em Jogos Paralímpicos no exterior teve tamanha proporção. Na última edição fora do Brasil, em Londres 2012, o Brasil compareceu com 178 atletas, até então a maior. O número para a capital japonesa só é superado pela participação nos Jogos Rio 2016, já que o Brasil garantiu vagas em todas as modalidades por ser país sede e contou 286 atletas no total.

 

Imagem: SEEL/Governo de Goiás

 

E a felicidade goiana fica maior ainda, já que nesta delegação atual, dos 253 atletas divididos em 20 modalidades, 19 serão representantes do Estado (distribuídos em 07 modalidades), sendo divididos em dois grupos: 14 nascidos e 05 representantes atuais de entidades esportivas goianas.

 

 

Desta forma são 12 goianos atletas: Rodrigo Parreira (Atletismo), Ercileide Laurinda (Bocha), Carlos Alberto Soares (Ciclismo), Ruiter Gonçalves e Vanilton Filho (Natação), Lethicia Lacerda e Millena Franca (Tênis de Mesa), Hélcio Perillo e Jane Karla (Tiro com Arco), Ádria Silva, Jani Freitas e Nurya Silva (Vôlei Sentado). ainda, o treinador Henrique Junqueira, do Tiro com Arco e o médico Marcelo Machado, também serão representantes de Goiás nos Jogos Paralímpicos.

 

 

Aqueles que irão representar equipes do Estado, mesmo nascidos em outras regiões, são: Andrey Muniz, que é de Apucarana/PR, mora em Goiânia e atua pelo Goiás E.C, no tiro com arco; no Vôlei Sentado, Pamela Pereira atua pela Associação dos Deficientes de Aparecida de Goiânia; já Luiza Fiorese e Camila de Castro jogam pela ADFEGO; assim como treinador José Guedes, que é de Picuí/PB, mas treina a ADFEGO.

 

Imagem: Arquivo/Governo de Goiás - Encontro de Caidado com Atletas sobre a contiuidade de bolsa PróAtleta

 

 

 

Fonte: Ascom CPB/Governo de Goiás/Seel/Agência Cora de Notícias

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: