sábado, 23 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
O senador por Goiás, Jorge Kajuru se envolveu em uma grande polêmica futebolística: ele acusa jogadores do ABC, do Rio Grande do Norte, de cada um receber R$ 200 mil para eles “jogarem como se fosse Copa do Mundo” contra o Vila Nova, na partida que terminou em 3 a 2 para a equipe nordestina, que ocorreu no sábado (25) e impediu o time goiano de voltar a série A do Campeonato Brasileiro.
No vídeo divulgado nas redes sociais, o parlamentar ainda chamou os atletas do ABC de “prostitutas” e “bandidos”. Entretanto, logo após a publicação, o laterial-direito Gedeilson respondeu às declarações dadas pelo também jornalista. “Esse cara é um brincalhão! Quero saber está esses 200k, ou então pegaram o meu e eu não tô sabendo”, afirmou.
“Me fala onde tá esses 200 mil que eu quero. Tá de sacanagem”, disse o meia Matheus Anjos.
No momento do vídeo, o senador não apresentou provas ou apontou quem teria entregue a suposta “mala branca” para os jogadores. Nesta segunda-feira (27), o parlamentar pediu desculpas a torcida do time potiguar. Ele disse que entrará com um pedido de criação de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para analisar se houve suborno aos jogadores na partida.
Já a administração do ABC decidiu que vai processar Kajuru por conta das declarações. Em nota, a diretoria ressalta a “a liberdade de expressão e manifestação do pensamento é uma garantia constitucional que, entretanto, se sujeita ao controle jurisdicional quando exercida de modo abusivo, atingindo a honra e a imagem de pessoas e instituições”. Em seguida, o time lembrou da sua trajetória e do comportamento integro do ABC sobre o cumprimento do fair-play dentro das competições e que jamais manchou a sua história com atos de desrespeito às regras do jogo.
Leia a íntegra da nota publicada pelo ABC
O ABC FUTEBOL CLUBE, por sua Diretoria, especialmente em nome dos seus sócios e torcedores, REPUDIA, com veemência, as acusações verbalizadas pelo jornalista e senador Jorge Kajuru, em vídeo que passou a circular neste domingo (26), nas quais, entre outras coisas, chama os atletas do clube de “prostitutas” e “bandidos” em razão do resultado do jogo de sábado passado (25), ABC 3 x 2 Vila Nova/GO, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
A liberdade de expressão e manifestação do pensamento é uma garantia constitucional que, entretanto, se sujeita ao controle jurisdicional quando exercida de modo abusivo, atingindo a honra e a imagem de pessoas e instituições.
Agremiação centenária, em cujas longas décadas de vida tem primado pelos valores ético-desportivos, o ABC considera-se moralmente ofendido pelo nominado senhor e, sem embargo dos interesses jurídicos individuais a serem eventualmente defendidos por cada atleta agredido, o estará interpelando nos próximos dias a apresentar as provas que possui a respeito das acusações, sob pena de vir a responder por perdas e danos produzidos, sem prejuízo de ofício à Comissão de Ética do Senado Federal, a quem compete o exame do ocorrido para fins disciplinares.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Recomendação foi feita após incidente entre as torcidas organizadas de Palmeiras e Cruzeiro