sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Desde 1º de janeiro de 2026, proprietários de motocicletas, ciclomotores, triciclos e motonetas de até 150 cilindradas e com seis anos ou mais de uso passaram a contar com isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Goiás. Com a mudança, quem se enquadra nesses critérios não precisa pagar o imposto neste ano.
A medida está prevista na Lei nº 23.287/2025, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado em março do ano passado. Ao todo, cerca de 260 mil veículos fabricados entre 2012 e 2020 devem ser beneficiados. Já os veículos fabricados em 2011 ou antes continuam isentos por já se enquadrarem na regra que contempla automóveis com 15 anos ou mais de uso.
Além do novo benefício voltado às motocicletas, o Governo de Goiás mantém a isenção do IPVA para veículos com 15 anos ou mais, além de automóveis utilizados no transporte escolar, táxis, mototáxis e veículos destinados a pessoas com deficiência, entre outros casos previstos em lei. Mesmo com a isenção do imposto, os proprietários devem quitar a taxa de licenciamento e eventuais débitos, como multas de trânsito, para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).
Para motocicletas, ciclomotores, triciclos e motonetas de até 125 cilindradas e com menos de seis anos de uso, permanece a redução de 50% na base de cálculo do IPVA. Para ter direito ao desconto, o condutor não pode ter infrações de trânsito, precisa estar com o licenciamento em dia e não pode constar no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (Cadin).
Quem participa do Programa Nota Fiscal Goiana também pode obter descontos adicionais, que variam entre 5% e 10% no IPVA de veículos registrados no CPF do contribuinte, desde que cumpra os critérios do programa. Já o pagamento em parcela única, com vencimento em 15 de janeiro de 2026, garante desconto de 8% no imposto.
Mais informações podem ser consultadas na seção de perguntas e respostas sobre o IPVA, disponível no site da Secretaria da Economia, ou por meio da assistente virtual Alice, no WhatsApp, pelo número (62) 9 9427-9777.
Com informações de Agência Cora.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.