quarta-feira, 30 de abril de 2025
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, o Frei Chico — irmão do presidente Lula (PT) — registrou aumento expressivo nos valores recebidos por meio de descontos em aposentadorias do INSS. De 2020 a 2024, os repasses cresceram 564%, alcançando R$ 154,7 milhões neste ano, segundo o Portal da Transparência.
O crescimento ocorre em meio a investigações da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre cobranças indevidas de mensalidades por sindicatos e associações. A Operação Sem Desconto revelou que a maioria dos valores descontados não foi autorizada pelos beneficiários.
Em resposta, o Sindnapi afirmou que é “absurda” qualquer tentativa de vincular o aumento de arrecadação à presença de Frei Chico na direção, destacando que o crescimento se deu durante o governo anterior. O sindicato também declarou ter denunciado irregularidades no INSS durante reuniões do Conselho Nacional da Previdência.
Na segunda-feira (28), o Partido Novo acionou o TCU para suspender os repasses ao sindicato, cobrar devoluções e responsabilizar os envolvidos. Dias antes, o governo suspendeu os descontos a todas as entidades.
De acordo com a CGU, em uma amostra de 26 mensalidades cobradas pelo Sindnapi, 20 não tinham autorização. Dados do INSS mostram que os pedidos de exclusão dessas cobranças subiram de 3.866 em 2022 para 36.502 em 2023.
O sindicato, ligado à Força Sindical, oferece serviços como consultas médicas, odontologia, academias e lazer para aposentados. O número de associados cresceu de 237,7 mil em 2021 para 366,2 mil em 2023.
Procurado, Frei Chico afirmou que não há irregularidades na atuação do Sindnapi e defendeu a investigação completa das denúncias. "Espero que a Polícia Federal investigue de fato toda a sacanagem que tem", disse em entrevista. Questionado novamente nesta terça (29), ele não comentou.
*Com informações Estadão
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.