terça-feira, 02 de julho de 2024

Goiás

Início do período de queimadas afeta a rede elétrica em Goiás

POR Bento Júnior | 11/06/2024
Início do período de queimadas afeta a rede elétrica em Goiás

Foto: Jornal Somos/Arquivo

O

O clima mais seco de junho começou a antecipar um cenário bastante conhecido pelos goianos: as queimadas, que são mais comuns a partir do mês de agosto. Apesar disso, pequenos focos de incêndios já são registrados nas rodovias goianas e em lotes baldios.

 

De olho neste cenário, se tem intensificado as ações preventivas ao longo do circuito elétrico, como limpeza de faixas de servidão, podas de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes. A principal orientação, no entanto, continua sendo não provocar incêndios próximos à rede.

 

Para se ter uma ideia, de janeiro a maio deste ano, foram registradas 42 ocorrências relacionadas às queimadas que interferiram na rede elétrica em todo o estado, enquanto em 2023 foram contabilizados 18 registros, um aumento médio de 133%. As cidades com o maior número de casos são Senador Canedo, Santo Antônio do Descoberto e Quirinópolis. No total, 40 cidades goianas tiveram problemas com queimadas até o momento.

 

A distribuidora de energia tem realizado o monitoramento dos focos de incêndio próximos às redes elétricas. “Nossa orientação à população é para não originar incêndios em qualquer tipo de material, por menor que seja o volume, próximo à rede elétrica, pois o fogo pode, além de provocar o desligamento das cargas, danificar os equipamentos e provocar danos estruturais, o que pode resultar em graves acidentes”, alerta o gerente do Centro de Operações Integradas (COI) da concessionária, Vinicyus Lima.

 

A queimada próxima da rede elétrica além de danificar os equipamentos e cabos, prejudicando o fornecimento de energia para os clientes da região traz o risco de acidentes já que um dos grandes perigos é que, quando um cabo é partido, ele pode continuar energizado e gerar curtos-circuitos ou descarga elétrica caso ocorra o toque.

 

Também é possível que o cabo partido aumente o incêndio ou crie um novo foco. A principal dica é que, em caso de incêndio, deve-se acionar os bombeiros e, em falta de energia, posteriormente, a distribuidora de energia. É importante lembrar que provocar queimadas, tanto em área rural quanto urbana, é crime com pena de de 1 a 4 anos de reclusão, além de gerar multa para quem realizar esse tipo de prática. Se atingir a rede elétrica, o fogo pode chegar a vários metros de fios energizados, o que pode aumentar consideravelmente o tempo do fornecimento de energia elétrica interrompido.

 

Confira dicas para evitar acidentes com queimadas:

  • Não jogar pontas de cigarro próximas às vegetações ou às margens de rodovias;
  • Não queimar lixos em qualquer cenário
  • Não acender fogueiras, principalmente, próximas à rede elétrica e/ou vegetações.
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: