Goiás

Inesperado clarão deixa moradores de Goiás surpresos

POR Jornal Somos | 24/08/2023
Inesperado clarão deixa moradores de Goiás surpresos

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um surpreendente clarão no céu deixou os moradores de Caldas Novas, na região sul de Goiás, intrigados. Um vídeo de uma câmera de segurança capturou o momento em que uma luz brilhante aparece no céu. Um técnico do laboratório de física da Universidade Federal de Jataí (UFJ) indicou que pode ser um meteoro ou, caso tenha sobrevivido à queda, um meteorito. Ele explicou que o meteorito sobrevive à entrada na atmosfera, enquanto o meteoro se desintegra.

 

 

O astrônomo Clayton Gubio, presidente do Instituto de Astronomia Gunstar, informou que o evento se trata de um bólido, também conhecido como "super meteoro", que pode ser observado em várias regiões. Ele explicou que um meteoro ocorre quando um objeto é atraído pela gravidade da Terra e fricciona contra a atmosfera, gerando um efeito incandescente. Um bólido, por sua vez, é um meteoro maior que o normal, emitindo mais luz e calor, podendo até provocar ruídos no ar ao deslocá-lo.

 

 

Clayton Gubio mencionou que desde julho ocorre a chuva de meteoros Perseidas, que está chegando ao fim nesta quinta-feira (24). Essa chuva é conhecida por produzir esse tipo de meteoro grandioso e luminoso. Moradores de Rio Verde também relataram ter testemunhado o evento, demonstrando um espanto extraordinário diante do fenômeno.

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE:

INSCREVA-SE

Cadastre seu e-mail e fique por dentro de todas as notícias do Brasil e do mundo com publicações realizadas pelos melhores jornalistas do Brasil. A plataforma inteligente do Jornal SOMOS oferece o melhor do conteúdo jornalístico exclusivo para você.

ENVIAR
Obrigado por se inscrever em nosso site. Aguarde novidades!
Jornal Somos
ACOMPANHE AS NOSSAS REDES