quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Uma pesquisa realizada pelo Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (IFAG) com os produtores e técnicos em todas as regiões do estado, no início deste mês de maio, entre os dias 11 e 14, estima que a produtividade do milho 2ª safra deverá ser 38% menor. Tal fato tem como motivação, o pouco volume de chuvas registrado até o momento, aliado ao atraso no plantio da segunda safra neste ano.
Assim, no plantio era esperada uma produtividade média em Goiás de 107 Sc/ha para o milho 2ª safra. Com toda a situação pela que as lavouras têm passado, a expectativa é de que o rendimento médio alcance apenas 66 Sc/ha.
Com uma área destinada a cultura no estado de 1,66 milhões de hectares, é esperado uma produção de milho, na 2ª safra, de 6,59 milhões de toneladas. No início da safra o volume esperado era de 10,62 milhões de toneladas.
É preciso lembrar que tal cenário é uma expectativa frente a situação atual da safra, porém, a situação pode se agravar ainda mais, caso as condições climáticas sejam mais desfavoráveis.
(Comunicação Sistema Faeg/Ifag)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.