quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Ideb de Goiás e de Rio Verde superam expectativas do MEC

POR | 23/11/2018
Ideb de Goiás e de Rio Verde superam expectativas do MEC
A

As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas estaduais de Goiás superaram a meta estimada para o estado. A rede do Estado ficou entre as melhores do país. A avaliação do Ideb mede não apenas os conhecimentos dos alunos nas áreas de português e matemática, mas também avalia a permanência dos estudantes nas escolas e a quantidade de aprovações nas etapas de ensino do fundamental ao médio.

 

 

Desde 2011 o estado de Goiás vem subindo nas avaliações de ensino do Ministério da Educação (MEC). Este ano, a nota do 9º ano do ensino fundamental do estado ficou em primeiro lugar no Brasil. Como as escolas de Goiás conseguiram tanta evolução? Os professores e gestores acreditam que a melhora se deve a um maior envolvimento da parte deles com os alunos, o que faz com que os estudantes sintam que são acolhidos na escola.

 

 

A avaliação do Ideb, testes como a Prova Brasil e a Avaliação Diagnóstica Amostral (ADA), fazem com que os estudantes sintam que estão se preparando para as provas bimestrais das escolas. Além disso, no Ensino Médio, os alunos se sentem motivados e confiantes a prestarem vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursarem uma faculdade.

 

 

Ainda quanto ao Ensino Médio, as turmas de Goiás e Pernambuco foram as únicas que alcançaram a meta estabelecida pelo MEC. No caso de Goiás, a nota do Ensino Médio ficou um décimo acima do esperado. Na colocação nacional o estado fica atrás apenas do Espírito Santo.

 

 

Em Rio Verde, a nota foi 7,1. De acordo com o Ministério da Educação, essa nota só poderia ser alcançada pela cidade em 2021. Desde 2005 a avaliação da cidade no Ideb só cresce. Esse crescimento se deve aos investimentos na área da educação, maior que o exigido por lei, em materiais pedagógicos e suporte técnico além de também investir nos profissionais. 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: