sábado, 18 de janeiro de 2025
Imagem: TRE-GO
A UFG em parceria com a Anatel desenvolveu um projeto para combater fake news e desinformação. O sistema vai ser testado pelo TRE-GO.
O programa está sendo trabalhado desde 2022, através da avaliação de impacto da Web 3.0 e como o mundo digital pode influenciar nas relações do mundo real. O sistema fornece análises rápidas com base em mecanismos de detecção e perícia das informações e técnicas de contenção de fake news com o apoio da inteligência artificial.
Com o período das eleições municipais se aproximando, mais uma parceria foi firmada, dessa vez, a Universidade Federal de Goiás (UFG) se uniu ao Tribunal Eleitoral de Goiás (TRE-GO). O objetivo é que a ferramenta auxilie na checagem das informações que chegam a partir das redes sociais, examinando automaticamente as postagens suspeitas.
O conteúdo analisado, deve passar por classificação e vai ser pontuado segundo a probabilidade de ser verdadeiro ou falso.
Segundo a universidade, a primeira versão do projeto-piloto, voltado para as eleições, vai ser disponibilizada para os peritos do TRE-GO. Uma segunda versão também deve ser trabalhada e liberada para a população até o final deste ano.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero