sexta-feira, 09 de maio de 2025
Foto: Reprodução
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, nesta quarta-feira (7), um homem de 24 anos em Santa Helena de Goiás, acusado de criar sites falsos usados para aplicar golpes pela internet. A ação faz parte da segunda fase da Operação Voice Over, iniciada em janeiro de 2025, que investiga crimes cibernéticos.
Segundo a PCDF, o suspeito fazia parte de um esquema de fraude online que utilizava vídeos com tecnologia deepfake para simular a imagem e voz do apresentador Marcos Mion. Esses vídeos eram usados para divulgar promoções falsas de uma rede de restaurantes, levando as vítimas a acessarem páginas clonadas.
Nos sites falsos, os usuários pagavam por cupons de desconto que não existiam. Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, resultando na coleta de equipamentos eletrônicos e documentos. Além disso, contas bancárias ligadas ao investigado foram bloqueadas.
O suspeito confessou o crime em depoimento e explicou como produzia e mantinha os sites fraudulentos. Ele deve responder por fraude eletrônica (art. 171-A), associação criminosa (art. 288) e lavagem de dinheiro, podendo pegar até 21 anos de prisão.
Com informações de Jornal Opção.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.