sexta-feira, 18 de julho de 2025
Foto: Reprodução Mais Goiás
Uma ação de fiscalização da Equatorial Goiás com apoio da Polícia Militar terminou com duas pessoas presas no Setor Paranaíba, em Itumbiara, após o flagrante de um furto de energia elétrica, conhecido como “gato”, em uma residência. O caso ocorreu na quarta-feira (16) e teve desdobramentos marcados por agressões e prisão em flagrante.
Durante a operação, técnicos e fiscais da concessionária identificaram um consumo de energia anormalmente baixo na residência alugada, o que levantou suspeitas. Ao vistoriarem o imóvel, os profissionais constataram um desvio no fornecimento de energia, caracterizando o furto.
No momento em que o fiscal comunicou ao morador de 28 anos que ele seria autuado pelo crime, o homem se exaltou. De forma agressiva, proferiu ofensas e partiu para a agressão física contra o profissional. A Polícia Militar, que já acompanhava a operação, precisou intervir imediatamente para conter o agressor e efetuou a prisão em flagrante.
A Polícia Civil e a Polícia Científica também estiveram no local, realizando a perícia técnica. O laudo confirmou a existência do desvio no sistema elétrico da residência. O homem foi conduzido à delegacia e autuado por furto de energia elétrica, vias de fato, ameaça e injúria.
Durante a apuração, descobriu-se que o imóvel era alugado. A proprietária foi acionada pelas autoridades e, diante da confirmação do crime, também recebeu voz de prisão por furto de energia elétrica. Ambos seguem à disposição da Justiça.
A Equatorial Goiás, por meio de nota oficial, alertou para os riscos do furto de energia, que pode provocar curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos, colocando vidas em perigo. A concessionária ainda reforçou que denúncias podem ser feitas anonimamente pela Central de Atendimento, no número 0800 062 0196.
Somente em 2025, já foram realizadas 181 operações de combate a fraudes no sistema elétrico, com 103 prisões. Desde que a Equatorial assumiu a concessão, em 2022, 289 pessoas foram presas por irregularidades relacionadas ao furto de energia em Goiás.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.