quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Dois dias após o Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, além da realização de campanhas nacionais de exame gratuito e conscientização, também foram estabelecidas novas metas para a eliminação da doença.
"Precisamos acelerar o progresso para alcançar a nossa meta de eliminar a hepatite até 2030", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS.
Segundo a entidade, em todo o mundo, menos de 20% das pessoas tinham acesso à testagem e a serviços de saúde específicos, então, visando a otimização dessas estatísticas, o HDT (Hospital de Doenças Tropicais dr. Anuar Auad) realizar hoje (30) em todas as suas unidades, uma ação para sanar as dúvidas de seus colaboradores sobre a patologia, levando um especialista para dar as devidas respostas.
Além disso, exames estão feitos gratuitamente nas unidades com a emissão do resultado em aproximadamente 5 minutos.
A Hepatite é a inflamação do fígado, causada por vírus e uso de algumas substâncias. As mais comuns no nosso país são a A (transmitida oralmente, principalmente por água contaminada), B e C (contágio por contato sexual e de sangue).
Os principais sintomas da doença são o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal e pele e olhos amarelados. O tratamento é geralmente feito por antivirais, repouso, hidratação e boa alimentação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.