sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Greve da Segurança é FAKE mas liminares são verdadeiras

POR Jornal Somos | 19/01/2019
Greve da Segurança é FAKE mas liminares são verdadeiras

Ugopoci

O

O Governo de Goiás informa, por meio do GoiásEsclarece!, que a notícia que tem circulado no WhatsApp e demais redes sociais afirmando que as forças de segurança do Estado estariam iniciando “greve branca” – em função do até então não recebimento do salário de dezembro – e que “todos os servidores caminham para uma paralisação geral dos serviços públicos” não passa de uma fake news – ou notícia falsa.

 

 

#EmDetalhes

 

O GoiásEsclarece! conversou com José Virgílio, presidente da União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci) e integrante das coordenações do Fórum de Segurança Pública do Estado de Goiás e do Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos do Estado de Goiás. Ele afirmou, categoricamente, que a informação não procede. Trata-se de uma notícia falsa.

 

 

“Esse tema não foi discutido nos fóruns de Segurança e, portanto, trata-se de fake. Qualquer decisão relacionada à paralisação das forças de segurança, e dos servidores de um modo geral, só pode ocorrer após assembleia das categorias para deliberar sobre este fim. Essa assembleia não foi sequer convocada para tratar desse assunto. Eu faço parte do Fórum da Segurança Pública e do Fórum Geral dos Servidores, na coordenação de ambos, e não há essa deliberação”, afirma José Virgílio.

 

 

A Secretaria de Segurança Pública de Goiás e os comandos das policias Militar e Civil garantem que as forças atuam normalmente com o empenho e a dedicação de sempre, no sentido de promover a segurança do povo goiano e das instituições.

 

 

Nova liminar

 

A desembargadora Nelma Branco Ferreira Perillo determinou, ontem, sexta feira (18), que o Governo de Goiás pague o salário de dezembro dos servidores com atualização monetária, visto que deveria ser pago até o dia 10 de janeiro. A liminar foi expedida após ação do Sindicato dos Servidores do Sistema de Execução Penal do Estado de Goiás.

 

 

A magistrada acatou parte do pedido da categoria, pois não acolheu a solicitação de bloqueio de bens do Estado.

 

 

Esta não é primeira decisão do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) com o mesmo teor. Outro pedido feito pela Associação dos Servidores do Sistema Prisional do Estado de Goiás também resultou numa liminar que determinava o pagamento dos servidores. No último dia 16 de janeiro, o desembargador Itamar de Lima também determinou o pagamento dos servidores do estado de Goiás por meio de liminar. A decisão foi dada após o pedido da União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci).

 

 

Outro desembargador, Delintro Belo de Almeida Filho, também deu uma decisão similar às anteriores após um pedido da Associação dos Servidores do Sistema Socioeducativo do Estado de Goiás (Assed).

 

 

Governo

 

O governo de Goiás ressalta que toda a negociação com os servidores referente ao pagamento do passivo trabalhista deixado pelo governo anterior está sendo tratado com absoluta prioridade e transparência por parte do governador Ronaldo Caiado e sua equipe.

 

 

“Nós honramos e respeitamos o servidor público de Goiás. Por isso, estamos envidando todos os esforços da administração para, dentro da legalidade e das condições financeiras existentes, corrigir essa situação que, infelizmente, caracterizou a irresponsabilidade e a falta de compromisso do governo anterior com o servidor público de Goiás”, afirma o governador Ronaldo Caiado.

 

 

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, 17, a secretária da Fazenda, Cristiane Schmidt, disse que está ciente das liminares da Justiça que determinam pagamento da folha de dezembro de categorias do serviço público, mas reitera que não há caixa para fazê-lo neste momento.

 

 

“A liminar diz que tem que cumprir a Constituição, tem que pagar e é o que a gente vai fazer e eu acho muito prudente”, disse ao justificar que isso não foi feito ainda porque não há recursos. O governo pretende quitar essa dívida por meio de parcelamento.

 

 

E seguimos acompanhando todas as notícias esperando que os pagamentos possam acontecer o quanto antes e que todos os serviços consigam se manter para todos os cidadãos goianos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: