sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) recomenda que os fiéis se vacinem contra Covid-19 e Influenza antes de participarem da Romaria de Trindade. A tradicional festa do Divino Pai Eterno acontece entre os dias 28 de junho e 7 de julho. A recomendação é para que as famílias procurem uma unidade de saúde de seu município para atualizar o cartão de vacinação, principalmente contra doenças que têm transmissão potencializada em grandes aglomerações. O ideal é que a vacinação seja feita, no mínimo, 14 dias antes da viagem, para que a imunidade esteja ativa.
Até o momento, foram registrados 3.226 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em Goiás, sendo 320 por Influenza e 493 por Covid-19, em 2024. Dos 100 óbitos confirmados por Covid, 62 são de idosos acima de 60 anos e 12 na faixa de 50 a 59 anos. Dos 29 óbitos por Influenza, 12 são de idosos acima de 60 anos e 9 na faixa de 50 a 59 anos.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, faz um apelo para que as famílias cuidem dos mais vulneráveis, que são crianças e idosos. “São cerca de 3 milhões de pessoas esperadas na Romaria deste ano e grande parte dessas pessoas são idosos. Precisamos cuidar de todas as formas possíveis e temos vacina para essas doenças. Se você é romeiro e vai se deslocar para Trindade, procure a sala de vacina para que você venha e volte com saúde e segurança”, reforçou.
O padre Marco Aurélio Martins, Reitor do Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno em Trindade, conclamou os fiéis a se imunizarem. “Quero falar da importância da vacinação antes da Romaria. Estamos em um momento especial de preparação, mas por favor, não venha sem antes se vacinar. A vacinação é segurança e proteção pra você e sua família. Faça parte dessa história tão importante da Romaria, mas venha com segurança”, disse.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero