quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás

Governo lança programa para capacitar empresas goianas para o mercado externo

POR Thaynara Morais | 17/03/2022
Governo lança programa para capacitar empresas goianas para o mercado externo

Lucas Diener

O

O governo de Goiás lançou programa, nesta quarta-feira (16), com objetivo de capacitar empresas de base tecnológica para exportação, com foco no desenvolvimento econômico, geração de emprego e de renda.

 

Nomeado de Inova Export, o projeto tem como finalidade qualificar pequenas e médias empresas goianas que tenham potencial para atuar no mercado externo. A iniciativa está em andamento desde janeiro e é desenvolvida em nove fases. “Goiás tem de sair sempre à frente. Não podemos ficar na esteira de ninguém. Temos de fazer política que seja inteligente, são cabeças criativas que empolgam”, disse o governador, que esteve presente no lançamento do programa.

 

No edital de seleção, 73 empresas foram aprovadas e participaram de uma primeira capacitação. O processo ainda deve ser reduzido até que ao menos 20 participantes estejam aptos a iniciar as suas exportações.

 

De acordo com secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, a Inova Export estimula os empreendedores a buscarem possibilidades.

 

O secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, explicou que o Inova Export estimula os empreendedores a buscarem possibilidades. “É importante que a empresa não olhe apenas para o regional. Ela deve olhar para fora, pensar no mercado externo, buscar novos recursos e trazer esse dinheiro para Goiás”, pontuou.

 

Ao longo do programa, os empreendedores têm acesso a atributos como: legislação, regras sanitárias, comunicação e marketing. Para isso, o governo firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. “Programas como esse nos ajudam a atrair talentos e, principalmente, manter cabeças pensantes no Estado”, ressaltou a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.

 

As empresas participantes atuam em áreas diversas como: alimentação, bebidas, confecção/vestuário, cosméticos/perfumaria e indústria da transformação. O projeto oferece conhecimentos sobre inteligência comercial e incubação.

 

Segundo o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o Inova Export representa um passo em direção ao posicionamento de Goiás no mapa do ecossistema global de inovação. “Essa rede, e todo esforço em torno disso, vai levar o desenvolvimento do Estado cada vez para uma posição pioneira e de destaque nos cenários nacional e mundial”, disse.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: