sexta-feira, 29 de março de 2024

Goiás

Governo e setor produtivo qualificarão jovens e mulheres vítimas de violência

POR Jornal Somos | 22/10/2018
Governo e setor produtivo qualificarão jovens e mulheres vítimas de violência

Divulgação

N

Na última quarta-feira (11), uma reunião aconteceu na Federação do Comércio do Estado de Goiás em realização do Governo por meio da Secretaria Cidadã que firmou parcerias com o setor produtivo envolvendo entidades como Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Poder Judiciário e demais parceiros para que seja oferecido cursos de qualificação a adolescentes vítimas de violência que estão em abrigos.

 

Idealizado pela auditora fiscal do Ministério do Trabalho Katleem Marla Pires de Lima, a pedido do secretário Murilo Mendonça, o projeto foi expandido para os adolescentes que estão em processo de ressocialização dentro ou fora de unidades sócio-educativas do Estado e também aos que são egressos dessas unidades, além de abarcar mulheres vítimas de violência doméstica, cuja dependência financeira de seus agressores as impedem de interromper o ciclo de violência que sofrem.

 

Os cursos serão ministrados pelas entidades do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, com possibilidade de encaminhamento a uma vaga de trabalho por meio de um banco de oportunidades. O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi propôs a formação de uma comissão, com as entidades presentes, para debater os mecanismos de inclusão e capacitação destes jovens que estão em situações de vulnerabilidade social.

 

Uma comissão foi criada para elaborar um perfil do público que será atendido pelas empresas. Inicialmente, de 20 a 25 vagas serão ofertadas e a comissão vai adequar a oferta das vagas com o público atendido. A comissão vai dar andamento à proposta, levantando o público que será atendido, as vagas nos cursos de qualificação profissional e a oferta de vagas de trabalho.

 

Rio Verde

Uma iniciativa da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Rio Verde criou o programa Mulher Mais Segura, que oferece apoio efetivo à vítima para que ela recomece sua vida longe de agressões. O projeto foi apresentado ao secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior.

 

Segundo a delegada Jaqueline Carvalho Machado, o foco do apoio efetivo é tornar cada mulher capaz de decidir os rumos da sua vida, sem ter que se submeter a um relacionamento abusivo, em razão da dependência econômica. Para colocar as vítimas no mercado de trabalho, o programa conta com a parceria de empresas e estabelecimentos comerciais do município. Nos próximos meses, a Deam contará, por meio de parceria com a Universidade de Rio Verde (UniRV), com um núcleo de atendimento especializado, juntamente com psicólogos, assistentes sociais e advogados para o atendimento às essas vítimas.

 

Até a publicação desta, ao entrar em contato com o SENAC de Rio Verde em nota confirmou a adesão do projeto quanto ao município, mas que ainda não foram decididas as ações que ocorrerão. Uma reunião está marcada entre vários órgãos para definir metas e estabelecr ações. Ainda houve uma ressalta com relação aos problemas sociais do município, o qual confirma que o projeto será de suma importância.

 

 

Leia Mais:

Delegacia da Mulher apresenta projeto de apoio à vítimas de violência doméstica

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: