quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo de Goiás lança sistema para auxiliar investigações e correlacionar crimes de armas de fogo

POR Thaynara Morais | 31/03/2022
 Governo de Goiás lança sistema para auxiliar investigações e correlacionar crimes de armas de fogo

SSP-GO

A

Através da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), o governo de Goiás lançou o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), que funcionará no estado no âmbito da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC). Durante a cerimônia também ocorreu a entrega de diversos equipamentos à corporação.

 

Esse projeto é uma das prioridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no combate à criminalidade. O sistema tem objetivo de fornecer informações estratégicas para auxiliar investigações e correlacionar crimes com armas de fogo em todo o país, com a criação também do Banco Nacional de Perfis Balísticos.

 

“Os projéteis são lançados no banco e a partir daí, o sistema aponta quais prováveis projéteis podem ter saído da mesma arma. Se já houver a investigação do dono dessa arma, cruzam-se as informações, é gerado um relatório de inteligência e a partir daí segue a apuração”, explicou o titular da SSPGO, Rodney Miranda.

 

O estado de Goiás é o quinto a receber o Sinab. O sistema, além de funcionar nas operações da Polícia Técnico-Científica goiana, também já está em funcionamento nas instituições estaduais do Pará, Espírito Santo, Pernambuco e Paraná. A previsão, de acordo com o Coronel BM Juruebi de Oliveira Junior, é de que até o fim do ano, todas as unidades da federação passem a contar com a tecnologia.

 

“Com o investimento, será possível modernizar a segurança pública de todo o nosso Brasil, destinando ferramenta tecnológica capaz de aumentar a capacidade de elucidação de crimes cometidos com o uso de armas de fogo, em especial homicídios, feminicídios, latrocínios [roubo seguido de morte], roubos a bancos e crimes cometidos pelas organizações criminosas na modalidade ‘Novo Cangaço’”, disse.

 

 

Novos equipamentos

 

Além do lançamento do Sistema Nacional de Análise Balística, foram entregues equipamentos à Polícia Técnico-Científica de Goiás. Foram entregues, trenas-laser, computadores, maletas de local de crime, lanternas táticas, maletas de papiloscopia, câmara de cianocrilato (para revelação de impressões digitais), cones e guarda-chuvas.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: