quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto de Freepik
O Governo do Estado de Goiás deu início à testagem de um sistema inovador que tem como objetivo identificar crianças não vacinadas em 10 cidades goianas. Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o Sistema de Busca de Susceptíveis/Não Vacinados busca melhorar os índices de vacinação, que têm apresentado uma queda constante no estado.
O sistema permitirá o acesso a informações atualizadas sobre crianças com atraso vacinal, fornecendo todos os dados necessários para a realização de uma busca ativa. Com isso, será possível direcionar esforços para garantir que essas crianças recebam as vacinas necessárias e fiquem protegidas contra doenças preveníveis.
Os testes estão sendo realizados nas cidades de Araçu, Avelinópolis, Brazabrantes, Campestre de Goiás, Caturaí, Damolândia, Itaguari, Jesúpolis, Santa Rosa de Goiás e Taquaral de Goiás. Segundo a SES-GO, esses municípios foram selecionados por possuírem uma população de até 50 habitantes com até um ano de idade.
Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância em Saúde da SES, destaca a importância de um esforço conjunto para reverter a queda nas coberturas vacinais não apenas em Goiás, mas em todo o país. Ela ressalta o papel salvador das vacinas na erradicação de doenças e no aumento da expectativa de vida da população.
"Erradicamos doenças e aumentamos a expectativa de vida da população graças à ciência e às vacinas. Juntos, vamos retomar as coberturas com todas as ferramentas que tivermos, como a busca ativa, a van da vacinação, Dia D, os horários alternativos nas salas e o sistema de buscas. Com a parceria dos municípios, vamos superar mais esse desafio", reforça Flúvia Amorim.
Somente no ano de 2023, mais de 193.683 doses de vacinas foram aplicadas em crianças de até um ano em Goiás, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.