quinta-feira, 23 de outubro de 2025
Foto: Alex Maia
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta sobre o estado crítico dos estoques de sangue na Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo), especialmente dos tipos negativos. A pasta faz um apelo à população para reforçar as doações e evitar o desabastecimento.
De acordo com o Hemocentro de Goiás, os estoques estão críticos para os tipos A-, B-, AB-, O-, B+ e AB+. A situação preocupa, já que a Rede Hemo é responsável por abastecer mais de 200 unidades de saúde em todo o estado, garantindo o atendimento contínuo a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, destacou que o tipo O negativo é o mais urgente, por ser considerado doador universal em situações de emergência. “Esse tipo de sangue pode ser utilizado em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo e é essencial em casos de acidentes graves e cirurgias de urgência”, explicou.
Ana Cristina reforçou o pedido de mobilização da população: “A doação de sangue é um gesto solidário, rápido e seguro, que pode salvar até quatro vidas. As tipagens A-, B-, O- e AB- são as mais usadas em emergências. Pedimos que quem não doou nos últimos três meses ou nunca doou, venha doar. Todo o processo leva menos de uma hora.”
As doações podem ser feitas nas unidades da Rede Hemo em todo o estado. Em Rio Verde a unidade fica localizada na Rua Luiz de Bastos, 395 - Centro
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.