sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Na manhã de hoje, quarta-feira (17/02), como previsto e anunciado, foi realizada uma reunião por videoconferência entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e os prefeitos e líderes de entidades goianas. Muitos falaram, entre o próprio governador, secretário estadual de Saúde (SES-GO), Ismael Alexandrino, e superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Dra. Flúvia Amorim, até mesmo representantes do Legislativo e Justiça. A palavra de ordem e comum entre todos foi a de união necessária entre todos os variados níveis e hierarquias, além da responsabilidade de todos perante a saúde do cidadão e contexto vivido pelo Estado.
O governador fez um forte apelo, se apresentando muito fragilizado - já que estava dentro de um carro aguardando o momento do enterro de uma amigo de longa data, na cidade de Saõ Carlos, que segundo ele não faleceu com Covid, mas pelas sequelas deixadas pela doença. “Por favor, senhores prefeitos, vereadores e vereadores, lideres sindicais e religiosos, empresários, todos que estão aqui, vamos cumprir os regramentos”, foi uma das súplicas feitas pelo gestor do Estado.
Ainda dentro de sua fala reforçou que a “omissão sofrerá consequências, seja ao cidadão ou qualquer outro, promovendo eventos e festa”. Fala esta que resumiu a exposição feita pelos representantes da Justiça que já haviam se apresentado na mesma reunião. E avisou que as estruturas da saúde são finitas e que os profissionais têm sofrido dentro do esforço feito. “Não temos como fazer um hospital para cada minuto”, resumiu ele.
O “puxão de orelha” foi compartilhado pelo secretário Alexandrino e superintendente Amorim que apresentaram números provando que não é apenas a capital ou região metropolitana que tem sofrido com exponencial crescimento da doença nos último dias e aumento de casos e índice de ocupação das unidades de saúde.
“Algumas cidades chegam até mesmo a apresentar números maiores dentro deste período de 2021, do que tiveram ao longo de todo o ano de 2020.” Afirmou Flúvia que ainda acrescentou: “Hoje são estas cidades que se apresentam no estudo mas semana que vem podem ser outras, pois não existe mais apenas um ponto de crescimento da doença, ela está em todos os lugares”.
Gráfico apresentado pela superintendente durante a vídeoconferência
O discurso do secretário foi o mesmo colocado pelos representantes do Legislativo e órgãos afins que afirmaram que este momento é de união e que a melhor forma de se fazer isso é seguir os novos regramentos e recomendações feitas desde a semana passada pelo Estado, que busca soluções no contexto atual, fazendo referência sobre a nota técnica publicada pela SES-GO (clique e leia).
“Estamos vivendo momentos que não imaginávamos que aconteceria, e víamos acontecer com os outros, e agora chegou a nossa vez. E para evitarmos o pior, soltamos essa nova portaria que esperamos que todos possam cumprir”, exemplificou Ismael.
P.s.: Essa matéria pode ser atualizada a qualquer momento - Última atualização:11:35 - 17/02/2021
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero