quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás vai implantar vigilância à saúde de pessoas expostas a agrotóxicos em 47 municípios

POR | 14/09/2021
Goiás vai implantar vigilância à saúde de pessoas expostas a agrotóxicos em 47 municípios

Imagem: Divulgação/SES-GO

A

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) lançou por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, o Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) que visa à execução de ações de saúde integradas, abrangendo a promoção à saúde, a vigilância, a prevenção e o controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação por agrotóxicos.

 

 

A meta da SES-GO é implantar a VSPEA em 60% dos 47 municípios prioritários até 2022, selecionados mediante os critérios: percentual de propriedades rurais com lavouras temporárias e permanentes, maior área plantada em hectares e maior taxa de incidência de intoxicações por agrotóxicos. Entre eles estão Rio Verde, Jataí, Montividiu, Mineiros, Paraúna, Acreúna, Santa Helena, Quirinópolis, Itumbiara, Turvelândia, Porteirão, Gouvelândia, Maurilândia, Paranaiguara, Aporé, Santo Antônio da Barra e Iporá. Confira tabela completa:

 

 

 

Os municípios devem seguir requisitos mínimos como elaborar um plano de ação em VSPEA e instalar um Grupo de Trabalho ou estrutura semelhante, e ainda, implantar a notificação de casos via Sinan (Sistema Nacional de Informação de Agravos de Notificação).

 

 "A SES fará o consolidado dessa implantação extremamente importante, tendo em vista o perfil econômico do nosso estado, centrado no agronegócio", adianta o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: