sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás tem segundo caso suspeito de hepatite grave em investigação pelo Ministério da Saúde

POR Ana Carolina Morais | 24/05/2022
Goiás tem segundo caso suspeito de hepatite grave em investigação pelo Ministério da Saúde

Divulgação / g1 Goiás

O

O estado de Goiás tem seu segundo caso suspeito de hepatite grave de causa desconhecida em criança sendo investigado pelo Ministério da Saúde. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (23). A outra paciente que já estava sendo monitorada, desde a semana passada, pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), tem 2 anos e é de Aparecida de Goiânia. Ainda não foi informada a idade e o local da residência da nova paciente.

 

 

A pasta nacional da Saúde revelou, por meio de nota, que criou uma “Sala de Situação” no intuito de monitorar e acompanhar os casos da hepatite grave de causa desconhecida no Brasil. “A iniciativa tem como objetivo apoiar as investigações, bem como o levantamento de evidências para identificar as possíveis causas”, explicou.

 

 

Até então, pouco se sabe sobre a doença. Apesar disso, a Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, explicou que a identificação é feita a partir de três classificações da hepatite, sendo suspeita, provável ou descartada, o que só é confirmado com exames laboratoriais.

 

 

“Primeiro se descarta a causa, como viral ou bacteriana. Se todos [exames] forem negativo, vamos tentar identificar qual é o agente causador da infecção por meio de exames mais complexos”, afirmou.

 

 

Até domingo, haviam 76 notificações de casos da hepatite aguda em todo o Brasil, sendo que 12 foram descartados, permanecendo 64 em investigação. São 24 casos sendo investigados no estado de São Paulo; 8 em Minas Gerais; 5 no Rio Grande do Sul; 5 em Pernambuco; 4 no Rio de Janeiro; 3 em Mato Grosso do Sul; 3 em Santa Catarina; 2 no Paraná; 2 no Espírito Santo; 2 em Goiás; 1 no Ceará; 1 no Rio Grande do Norte; 1 em Maranhão; 1 em Rondônia e 1 na Paraíba.

 

 

(Com informações do g1 Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: