sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Nesta sexta-feira (02), o Monitor da Violência apresentou uma redução de 9% no número de mortes violentas nos nove primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, em Goiás. No Brasil, esta queda foi de 3%. As informações são do índice nacional de homicídios criado pelo Portal G1, que tem como base dados oficiais dos estados e do Distrito Federal.
“Esta é uma amostra de que nosso Estado é cada vez mais seguro para seus cidadãos. Aqui, bandido não se cria”, afirma o governador Ronaldo Caiado.
O levantamento reúne estatísticas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
Entre janeiro e setembro Goiás registrou 893 ocorrências entre janeiro e setembro, contra 980 no mesmo período de 2021. . O desempenho estadual também se sobrepõe à média do Centro-Oeste, que teve queda de apenas 1% no período estudado. Os indicadores da região são puxados pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com altas de 13% e 5%, respectivamente. Nacionalmente, a maior queda foi registrada no Amapá (34%) e o maior aumento em Rondônia (29%).
Em relação à taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes, Goiás aparece apenas na 22ª posição entre as 27 unidades da federação, com índice de 12,4. O ranking é liderado pelos estados de Pernambuco (26,3), Bahia (25,3), Alagoas (24,7), Amazonas (24,3) e Ceará (24,2).
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero