quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Freepik
Neste ano de 2023, o estado de Goiás registrou 65.293 casos de dengue e 38 óbitos da doença. Outras doenças, como a Chikungunya, tiveram 2.131 notificações, com sete mortes. O território goiano teve, também, 29 casos confirmados de zika, porem sem nenhuma morte registrada.
Segundo a Agência Cora de Notícias, a maioria das notificações de Dengue são do sorotipo 1. Neste ano ainda não foram registrados casos do tipo 3, a que pode acarretar a forma hemorrágica em pessoas que já se contaminaram por pelo menos uma vez com um subtipo do vírus.
Entre janeiro a março de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou uma implantação de uma sala de situação para monitorar casos da dengue, chikungunya e zika, devido ao período chuvoso, que deve se intensificar nesta época. A Defesa Civil também integra o grupo de trabalho que deve observar cidades prioritárias onde deve ser reforçadas as ações de combate ao vetor
“Nós estamos num momento de alerta para arboviroses, principalmente dengue e chikungunya, com várias entidades já alertando sobre a possibilidade de aumento de casos devido ao El Niño e à circulação dos sorotipos 3 e 4. Então essa equipe monitora e também desencadeia ações oportunas em relação ao controle das doenças”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.