sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Goiás registrou mais de 50 mil furtos de energia em 2021

POR Thaynara Morais | 22/03/2022
Goiás registrou mais de 50 mil furtos de energia em 2021

Divulgação/Polícia Civil

A

Ao longo de 2021, a Enel Distribuição Goiás realizou 214 mil inspeções em residências, comércios e indústrias suspeitas de realizar fraudes em Goiás. Cerca de 56 mil apresentaram alguma irregularidade.

 

O maior índice de irregularidades em 2021 foi detectado nos municípios de Rio Verde, Caldas Novas e Itumbiara, representando 12% do volume total de fraudes constatadas no sistema de medição ou rede elétrica.

 

A distribuidora contabiliza que, anualmente, é furtado o equivalente a 133 GWh, em Goiás. A quantidade de energia furtada seria o suficiente para abastecer a cidade de Palmeiras de Goiás, com uma população estimada de aproximadamente 30 mil habitantes, durante o ano de 2021.

 

O furto de energia, conhecido como “gato”, além de ser crime, tem pena prevista de um a oito anos de reclusão. Esse furto prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada.

 

Os clientes podem ajudar a companhia realizando denúncias nos canais de atendimento da distribuidora, que podem ser feitas, de forma anônima, através do site da Enel ou via Call Center.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: