quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Ao longo de 2021, a Enel Distribuição Goiás realizou 214 mil inspeções em residências, comércios e indústrias suspeitas de realizar fraudes em Goiás. Cerca de 56 mil apresentaram alguma irregularidade.
O maior índice de irregularidades em 2021 foi detectado nos municípios de Rio Verde, Caldas Novas e Itumbiara, representando 12% do volume total de fraudes constatadas no sistema de medição ou rede elétrica.
A distribuidora contabiliza que, anualmente, é furtado o equivalente a 133 GWh, em Goiás. A quantidade de energia furtada seria o suficiente para abastecer a cidade de Palmeiras de Goiás, com uma população estimada de aproximadamente 30 mil habitantes, durante o ano de 2021.
O furto de energia, conhecido como “gato”, além de ser crime, tem pena prevista de um a oito anos de reclusão. Esse furto prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada.
Os clientes podem ajudar a companhia realizando denúncias nos canais de atendimento da distribuidora, que podem ser feitas, de forma anônima, através do site da Enel ou via Call Center.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.