segunda-feira, 05 de janeiro de 2026

Goiás registra segundo maior crescimento econômico do Brasil em 2025, aponta Banco Central

POR Marcos Paulo dos Santos | 03/01/2026
Goiás registra segundo maior crescimento econômico do Brasil em 2025, aponta Banco Central
A

A economia de Goiás foi a segunda que mais cresceu no país em 2025, com alta de 4,8% no acumulado do ano. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).

 

O desempenho goiano ficou atrás apenas do Pará e representa o dobro da média nacional, que foi de 2,4% no mesmo período. No acumulado dos últimos 12 meses, Goiás também apresentou resultado positivo, com crescimento de 4,6%, ocupando a terceira posição no ranking nacional. Já o Brasil registrou avanço de 2,5%.

 

De acordo com o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, os números refletem ações estratégicas adotadas pelo Estado para estimular o desenvolvimento econômico. Entre os fatores citados estão a responsabilidade fiscal, a simplificação do ambiente de negócios, os incentivos ao setor produtivo, além de investimentos em inovação, qualificação profissional e atração de novos empreendimentos.

 

Na comparação interanual, entre outubro de 2025 e outubro de 2024, Goiás cresceu 4,7%, enquanto o crescimento nacional foi de apenas 0,4%, mantendo o Estado na terceira colocação entre as economias que mais avançaram no país.

 

Já na variação mensal com ajuste sazonal, que compara outubro de 2025 com setembro de 2025, Goiás registrou crescimento de 2,7%. No mesmo período, o Brasil apresentou retração de 0,2%.

 

Entenda o IBCR

 

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é divulgado mensalmente pelo Banco Central e funciona como um indicador da evolução da atividade econômica nos estados. Ele permite um acompanhamento mais frequente do cenário econômico, diferentemente do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado trimestralmente.

 

O cálculo do IBCR utiliza dados de pesquisas como a Pesquisa Industrial Anual (PIA), a Pesquisa Anual de Serviços (PAS) e a Produção Agrícola Municipal (PAM), entre outras bases estatísticas.

 

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: