quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Juceg
O número de empresas novas abertas em Goiás registrou um novo recorde em 2023. Segundo dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg), foram 33.847 CNPJ’s criados de janeiro a dezembro do referido ano. O recorde anterior foi do ano de 2021, quando 33.082 novos negócios foram abertos por aqui.
Para a Juceg, o crescimento se dá pelos processos de desburocratização e digitalização que a junta implantou nos últimos anos, tornando mais rápido e ágil, a criação de um novo empreendimento. Antes, a espera para adquirir uma pessoa jurídica era de dias a meses.
“Chegamos a ficar no primeiro lugar no ranking nacional como a Junta mais rápida para se abrir um negócio, com 16 horas”, afirma o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.
Entre outras melhorias no processo de agilização, estão a de obtenção 100% do Certificado de Conformidade (Cercon), popularmente conhecida como Alvará de funcionamento para empresas de até 750 metros quadrados.
A integração Rede Nacional para simplificação do registro e legalização de empresas e negócios (RedeSim), também é um dos pontos levantados pela Juceg para levar o acesso ágil de ferramentas de abertura de empresas aos empreendedores dos 246 municípios goianos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.