quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Dados do Observatório de Segurança Pública, pertencente à Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, revelam que houve uma redução de 42,40% nos roubos em propriedades rurais no território goiano. Foram analisados os nove primeiros meses deste ano, ou seja, de janeiro a setembro, e comparados ao mesmo período de 2019. Se considerado o ano de 2018, o decréscimo é de 48,37%.
Uma das justificativas para a queda destes números é o isolamento social adotado devido à pandemia de Covid-19. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em geral, todos os crimes contra o patrimônio sofreram uma redução neste primeiro semestre de 2020 pela quantidade inferior de bens circulando, em consequência à reclusão da população.
Outro fator que pode explicar a queda destes crimes é a criação do Batalhão Rural da Polícia Militar, bem como o fortalecimento da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais da Polícia Civil. No período de 21 meses foram efetuadas mais de 60 operações pelas forças de segurança no campo, que resultaram em aproximadamente 120 prisões, mais de 500 cabeças de gado recuperadas e apreensão de quase 100 armas de fogo.
— Jornal Somos (@JornalSomos) October 26, 2020
“O enfrentamento à violência na zona rural é um dos principais eixos na administração deste governo e temos cumprido isso com muito rigor. O resultado tem sido altamente positivo, uma vez que somos referência para outros estados e até mesmo alguns países. Os produtores rurais e famílias que vivem no campo também reconhecem este trabalho”, afirmou Rodney Miranda, titular da pasta de Segurança Pública.
Dentro do Batalhão Rural da Polícia Militar, criado em 2019, foi implementado o primeiro Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle (CIICC) do Brasil. De acordo com o tenente coronel André Luiz de Carvalho, comandante do Batalhão, atualmente são mais de 30 mil propriedades rurais cadastradas no sistema de monitoramento através do georreferenciamento.
“É um número considerável e nós estamos em um processo robusto de ampliação, com uma média de 4 mil novos cadastros semanalmente. Com isso, a gente espera fazer a média de quase 50 mil cadastros nos próximos 12 meses. E o Centro Integrado de Inteligência Comando e Controle serve não só para controlar as nossas atividades, mas também para planejar, dar um direcionamento qualificado para a aplicação dos recursos operacionais. O Batalhão Rural, hoje, pode-se dizer que atua em todos os municípios do Estado”, informou André Luiz de Carvalho.
Com informações do Jornal Opção
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.