quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Arquivo/Agência Brasil
O dia 05 de maio é considerado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, que visa ressaltar os riscos de intoxicação que o uso de remédios sem prescrição ou acompanhamento médico. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), durante o ano de 2022, foram registrados 3.006 casos de intoxicação por automedicação no Estado. Nesse ano, já foram registrados 932 casos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 50% de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada. Para a organização, o uso nacional é caracterizado apenas em situações em que o paciente recebe a medicação recomendada para sua condição clínica. Portanto, é importante que as pessoas fiquem atentas para não cometer excessos pois, ao invés de levar a uma cura mais rápida, oferece riscos de intoxicação.
Para a farmacêutica Ludmila Camargo, a opção por utilizar medicamentos indiscriminadamente é uma decisão de alto risco. “Quem opta pela automedicação pode causar uma resistência bacteriana, ter uma reação da sensibilidade, passar a ter dependência, ter sangramentos digestivos entre outros diversos sintomas que possam surgir, colocando até mesmo a sua vida em risco”, explica. Ela reforça ainda sobre a importância de se procurar sempre um profissional de saúde para ter uma correta prescrição. “O uso inadequado pode causar o agravamento da doença, escondendo, mascarando e evoluindo para uma forma mais grave”, alerta.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.