sábado, 20 de abril de 2024

Goiás

Goiás recebe Polo de Inovação para pesquisa ferroviária no Brasil

POR Wagner Filgueira | 16/07/2021
Goiás recebe Polo de Inovação para pesquisa ferroviária no Brasil

Divulgação/Governo de Goiás

O

O Estado de Goiás fará parte agora não apenas da prática mas do estudo e pesquisa da malha ferroviária.

 

"É grande virada que vai ocorrer em Anápolis. Desenvolvimento inimaginável", disse Ronaldo Caiado durante anúncio oficial feito hoje, sexta-feira (16), pelo Governador Ronaldo Caiado, ao lado do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes.

 

 

O encontro dos gestores iniciou na quinta-feira (15), quando assinaram acordo de parceria da construção do maior polo de pesquisa ferroviária da América Latina. O Centro de Excelência em Tecnologia Ferroviária (CETF) será instalado em Anápolis, no Centro de Convenções do município que fica às margens da BR-060. O CETF será constituído com recursos administrados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e deverá funcionar a parti do ano de 2022. O Estado ofertará o local.

 

 

A construção deve atrair fortes investimentos de grandes empresas para a região e para todo o Estado de Goiás, já que no local vão funcionar laboratórios de tecnologia que ainda não existem no Brasil.

 

 

Anápolis foi escolhida estrategicamente por estar em uma posição privilegiada, com o entroncamento de duas grandes malhas ferroviárias: o tramo central da Ferrovia Norte-Sul e a Ferrovia Centro-Atlântica.

 

 

De acordo com o ministro da Infraestrutura, para ter um impulso no setor Ferroviário, também é necessário um crescimento no setor de pesquisas ferroviárias para o desenvolvimento de tecnologias.

 

“15% da logística de transporte de todo o país já são concentradas nesse modal, mas a meta é que esse número suba 35% em 14 anos”, descreve ele.

 

 

A construção está prevista para começar em agosto.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: