sábado, 18 de janeiro de 2025

Goiás

Goiás recebe autorização da Anvisa para importar 142 mil doses da Sputnik V

POR Ana Carolina Morais | 16/06/2021
Goiás recebe autorização da Anvisa para importar 142 mil doses da Sputnik V

Redação Jornal Somos

O

O estado de Goiás recebeu uma autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a importação excepcional de 142 mil doses da Sputnik V, vacina russa contra a Covid-19. As unidades imunizarão 71 mil goianos, o que significa 1% da população – limite estabelecido pela agência reguladora.

 

 

O anuncio foi feito pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, em seu Twitter, onde ele assegurou que o importante, neste momento, é imunizar toda a população. “Ótima notícia: Anvisa deu aval para Goiás importar excepcionalmente a vacina Sputnik V. Vamos adquirir 142 mil doses para 71 mil goianos (1% da população). Esse é o limite permitido pela agência para estados que pediram autorização. O importante é vacinar a nossa gente!”, disse.

 

 

 

 

Além de Goiás, a permissão da Anvisa, efetivada nesta terça-feira (15) por meio do Circuito Deliberativo n° 539/2021, também foi concedida aos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá e Paraíba.

 

 

O território goiano é o segundo que mais receberá quantidade de doses da Sputnik V, ficando atrás somente do Pará, que deverá comprar 174 mil unidades de vacina. A baixa quantidade de imunizantes que serão adquiridos se deve a restrição imposta pela Anvisa como método de controle. Além disso, o imunizante também possui regramentos para aplicação: ele só poderá ser destinado a adultos saudáveis entre 18 e 60 anos.

 

 

“A maior parte das ressalvas depende da Rússia. Nós tramitamos ao mesmo tempo a autorização e a contratação. Com a decisão favorável, já estamos na fase de assinatura do contrato”, explicou o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, quanto aos regramentos de aplicação da Sputnik.

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: