sexta-feira, 26 de abril de 2024

Goiás

Goiás recebe alerta hídrico de Governo junto com outros 4 estados

POR Jornal Somos | 28/05/2021
Goiás recebe alerta hídrico de Governo junto com outros 4 estados

Imagem: Pixabay/Adrian Maur

O

O governo federal publicou, esta semana, um documento emitindo um alerta de emergência hídrica para região da bacia do Rio Paraná entre os períodos de junho a setembro. Este documento é válido para cinco estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, por conta de serem os locais onde se concentra parte da produção agropecuária e maiores hidrelétricas abastecidas pela Bacia referida.

 

 

De acordo com o documento, a previsão é que a seca seja mais severa nas regiões Sudoeste e Centro-Oeste.

 

“As perspectivas climáticas para 2021/2022 indicam que a maior parte da região central do país, a partir de maio até final de setembro, entra em seu período com menor volume de chuvas (estação seca). A previsão climática elaborada conjuntamente pelo INPE, INMET e FUNCEME indica para o período Junho, Julho, Agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do Rio Paraná”, está escrito no documento.

 

 

Por conta das perspectivas, o governo federal afirma que é preciso priorizar o uso da água para garantir a geração de energia nas usinas consideradas estratégicas para o abastecimento nacional e que estão localizadas justamente nessas regiões. O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) declarou no inicio do mês que o país vive a pior crise hídrica desde 1931. Além disso, o Brasil importa energia da Argentina e do Uruguai desde outubro. A ação tem como objetivo preservar o volume de água dos reservatórios e evitar apagões no fim deste ano.

 

 

Até o momento nenhuma nota ou divulgação foi realizada pelos Estados citados no documento.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: