quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O governo federal publicou, esta semana, um documento emitindo um alerta de emergência hídrica para região da bacia do Rio Paraná entre os períodos de junho a setembro. Este documento é válido para cinco estados brasileiros: Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, por conta de serem os locais onde se concentra parte da produção agropecuária e maiores hidrelétricas abastecidas pela Bacia referida.
De acordo com o documento, a previsão é que a seca seja mais severa nas regiões Sudoeste e Centro-Oeste.
“As perspectivas climáticas para 2021/2022 indicam que a maior parte da região central do país, a partir de maio até final de setembro, entra em seu período com menor volume de chuvas (estação seca). A previsão climática elaborada conjuntamente pelo INPE, INMET e FUNCEME indica para o período Junho, Julho, Agosto/2021 a mesma tendência, ou seja, pouco volume de chuva na maior parte da bacia do Rio Paraná”, está escrito no documento.
Por conta das perspectivas, o governo federal afirma que é preciso priorizar o uso da água para garantir a geração de energia nas usinas consideradas estratégicas para o abastecimento nacional e que estão localizadas justamente nessas regiões. O ministro Bento Albuquerque (Minas e Energia) declarou no inicio do mês que o país vive a pior crise hídrica desde 1931. Além disso, o Brasil importa energia da Argentina e do Uruguai desde outubro. A ação tem como objetivo preservar o volume de água dos reservatórios e evitar apagões no fim deste ano.
Até o momento nenhuma nota ou divulgação foi realizada pelos Estados citados no documento.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.