quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Goiás recebe 65 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford e imunização continuará restrita ao grupo prioritário

POR Ana Carolina Morais | 24/01/2021
Goiás recebe 65 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford e imunização continuará restrita ao grupo prioritário

Redação Jornal Somos

O

O estado de Goiás recebeu, nesta tarde de domingo (24), 65.500 doses do imunizante da farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford. Como o quantitativo foi diferente das 140 mil vacinas anunciadas anteriormente, o governador Ronaldo Caiado (DEM) explicou, em coletiva de imprensa, que a imunização seguirá restrita ao primeiro grupo prioritário, que são os profissionais da saúde atuantes na linha de frente no combate ao vírus e os idosos residentes em abrigos de longa permanência.

 

 

O número diferente de doses foi devido ao repasse feito por cada estado de 50% de suas vacinas para Manaus, que está com o sistema de saúde em colapso. O repasse ocorreu em atendimento ao pedido feito pelo Ministério da Saúde.

 

 

 

 

Antes de serem distribuídas, as vacinas serão conferidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Após, elas serão imediatamente encaminhadas às 18 regionais em todo o território goiano já neste domingo (24) e chegarão aos municípios, no mais tardar, na segunda-feira (25), com exceção apenas às regionais de Posse e Campos Belos, que devido à distância, irão de avião, e não via terrestre, como as outras.

 

 

Com a quantidade reduzida de imunizantes, Goiás permanece com destinação exclusiva às vacinas. “Primeiro será para os hospitais de campanha, depois todos os outros hospitais, independentemente de serem filantrópicos ou particulares, depois nós teremos as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), o Samu, as UBS (Unidade Básica de Saúde) e por fim os consultórios e laboratórios. Então essa vacina não será feita aos idosos. Só autorizaram a cidade Manaus para utilizar a vacina para idosos, o restante do Brasil fica sendo obrigatório a imunização apenas dos profissionais de saúde”, explicou Caiado.

 

 

Segundo informado pelo Secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, as novas doses são suficientes para a vacinação de aproximadamente 27% dos profissionais de saúde goianos, o que totalizará 60% de imunização entre este grupo com as duas remessas que chegaram em Goiás.

 

 

O governador aproveitou a oportunidade para revelar a expectativa de, com a vinda das próximas remessas de vacina, iniciar a imunização dos idosos acima de 80 anos. “Esperamos na próxima quarta-feira (27) receber 30 mil doses da CoronaVac. A nossa interferência foi no sentido de, nas próximas distribuições, podermos também adequar qual é a faixa de acordo com a epidemiologia de cada estado”, explicou.

 

 

 

 

(Com informações do Jornal Opção e do Mais Goiás)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: