quinta-feira, 25 de abril de 2024

Goiás quer financiar acesso à Internet para estudantes e professores da rede estadual

POR | 08/12/2020
Goiás quer financiar acesso à Internet para estudantes e professores da rede estadual

Arquivo/ Seduc-GO

N

Na semana passada, foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás chamamento público para operadoras de acesso à Internet móvel. Este chamamento tem como objetivo o credenciamento de operadoras de acesso a Internet móvel que serão usadas financiar o acesso de estudantes e professores da rede estadual de ensino a conteúdos pedagógicos online. O superintendente de Tecnologia da Secretaria de Estado de Educação de Goiás (Seduc), Pedro Figueiredo, explicou que o chamamento é para contratar todas as operadoras de telefonia de Goiás – Vivo, Tim, Oi, Claro e Algar – para fornecerem dados móveis aos estudantes e professores da rede estadual no acesso ao aplicativo NetEscola, da Seduc.

 

 

No aplicativo, a Seduc publica conteúdos didáticos, atividades e videoaulas produzidos pelos professores da rede estadual de ensino, além de links para sites noticiosos e educativos.

 

 

Desta forma, em um sistema de cobrança reversa, a fatura referente ao uso de dados no aplicativo será paga pelo Governo de Goiás. Dessa forma, os estudantes e professores poderão estudar e preparar suas aulas pelo aplicativo gratuitamente. O acesso gratuito aos conteúdos do NetEscola é uma das formas encontradas pelo Governo de Goiás de aumentar o alcance do ensino remoto e de combater a evasão escolar no Regime Especial de Aulas Não Presenciais (Reanp).

 

 

De acordo com o superintendente, todas as operadores precisam atender ao chamamento para que o projeto dê certo, devido à grande demanda. A rede estadual de ensino possui 530 mil estudantes e 27.756 professores.

 

 

E ainda, como forma de valorizar e auxiliar os profissionais da Educação, que tiveram custos extras com aquisição de equipamentos e aumento do uso de dados de Internet durante o Reanp, o Governo de Goiás vai pagar uma ajuda de custo a todos os servidores da Seduc em dezembro deste ano. Assim, servidores efetivos, comissionados e contratos temporários da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vão receber um valor proporcional aos meses trabalhados em 2020 e à carga horária de cada um.

 

 

Fonte: Portal Seduc-GO

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: