quarta-feira, 24 de julho de 2024

Goiás produz 31,4 mi de toneladas e figura em 4° maior produtor de grãos do país, revela IBGE

POR Marcos Paulo dos Santos | 14/06/2024
Goiás produz 31,4 mi de toneladas e figura em 4° maior produtor de grãos do país, revela IBGE

Foto: Freepik

G

Goiás alcançou a 4° posição de maior produtor de grãos do Brasil, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

A pesquisa aponta uma produção de 31,4 milhões de toneladas para safra 2023/2024, correspondendo a 10,6% da produção nacional. O estado perde apenas para Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, que ocupa as primeiras colocações.

 

 

Entre os destaques, estão o crescimento de 17,7% na produção de arroz. Há ainda a previsão do aumento da área plantada para 23,5 mil hectares (23,2%) e aumento da colheita para 110,8 mil toneladas, levando Goiás para a 8ª colocação nacional de produção grão.

 

 

“É importante ressaltar que esses números positivos foram alcançados mesmo diante dos desafios climáticos enfrentados em 2023 e 2024, com a falta de chuvas e altas temperaturas que afetaram a produtividade em algumas regiões do estado. Isso demonstra a resiliência e a capacidade de adaptação do setor produtivo goiano”, afirma a Agência Cora de Notícias, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: