sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Freepik
Goiás alcançou a 4° posição de maior produtor de grãos do Brasil, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa aponta uma produção de 31,4 milhões de toneladas para safra 2023/2024, correspondendo a 10,6% da produção nacional. O estado perde apenas para Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul, que ocupa as primeiras colocações.
Entre os destaques, estão o crescimento de 17,7% na produção de arroz. Há ainda a previsão do aumento da área plantada para 23,5 mil hectares (23,2%) e aumento da colheita para 110,8 mil toneladas, levando Goiás para a 8ª colocação nacional de produção grão.
“É importante ressaltar que esses números positivos foram alcançados mesmo diante dos desafios climáticos enfrentados em 2023 e 2024, com a falta de chuvas e altas temperaturas que afetaram a produtividade em algumas regiões do estado. Isso demonstra a resiliência e a capacidade de adaptação do setor produtivo goiano”, afirma a Agência Cora de Notícias, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Pedro Leonardo Rezende.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Abecat venceu o Goiânia em casa enquanto Atlético e Jataiense não saíram do zero