quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
O estado de Goiás possui 28.232 ocorrências de violência contra a mulher registradas de 2021. Os dados são referentes aos meses de janeiro a setembro deste ano e foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO). São ao menos 195 estupros, 35 feminicídios e 12 mil ameaças.
No comparativo dos anos anteriores, os números de 2021 são um pouco menores, já que em 2018 foram 14.748 ocorrências referentes à violência contra a mulher, 2019 foram 37.171 e 2020 foram 35.175. Entretanto, ainda resta acrescentar na contagem presente os meses finais do ano.
Além disso, para especialistas, essa queda sutil nas ocorrências de violência doméstica não significa, efetivamente, a redução desse tipo de crime. Na verdade, pode significar a queda nas denúncias, que deixam de serem feitas por medo ou vergonha.
“A cultura do machismo ainda é muito forte na nossa sociedade. Muitas vezes a mulher tem medo de que ninguém irá acreditar nela e em diversas outras ocasiões as meninas ou as mulheres estão sendo violentadas e nem tem consciência disso, porque não se foi ensinado culturalmente que aquilo é errado”, explica Josy Guimarães, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Goiânia (DEAM).
(Com informações do Jornal Opção)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.