quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Goiás poderá perder 76 mil matrículas por ano com corte no Sistema S

POR Jornal Somos | 22/01/2019

Para Sandro Mabel, será um desastre o corte de 30% das receitas do Sistema S para a educação

Goiás poderá perder 76 mil matrículas por ano com corte no Sistema S
O

O corte de recursos repassados ao Sistema S, como o Sesi e Senai da Federação das Indústrias do Estado de Goiás, poderá impactar no fechamento de seis ou sete das 28 unidades das instituições no Estado, com a eliminação de 76 mil matrículas/ano e a demissão de até 800 funcionários. O alerta é do presidente do Sistema Fieg, Sandro Mabel.

 

Recentemente em entrevista à rádio Líder 95FM, o diretor da Unidade Integrada Sesi/Senai de Rio Verde, Hélio Santana, falou também de sua preocupação caso aconteça realmente o corte destes gastos. "Atualmente temos que devolver parte da verba destinada à educação, e todo o restante é utilizada integralmente", explicou ele que ainda completou com a divulgação de cursos gratuitos à população de Rio Verde e região (Confira mais).

 

 

Segundo o presidente do Fieg, a redução das receitas implicaria ainda em o Sesi não ter como aceitar mais de 40 mil participantes de ações educativas, não prestar atendimento e procedimentos médico, ocupacional e odontológico, vacinação e exames complementares a mais de 100 mil pessoas, além de o Senai reduzir drasticamente a formação e qualificação profissional necessária à indústria goiana.

 

 

As escolas Sesi, do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), iniciaram nesta segunda-feira (21) o ano letivo apostando na expansão do novo ensino médio. Agora, as aulas vão conciliar disciplinas dentro do currículo tradicional e outras dentro da área do conhecimento específico, totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional.

 

 

Cinco unidades do Sistema vão adotar a nova metodologia este ano, mas a pretensão da Fieg é estender a modalidade a todas as escolas do Sistema. Este ano, 320 alunos das escolas Sesi, de um total de 2.800, já vão estudar dentro da nova modalidade do ensino médio. A melhoria e ampliação do ensino pelo Sesi e da formação de profissionais pelo Senai para as indústrias são prioridades da nova diretoria da Fieg.

 

 

O Senai, nesta terça-feira (22) completa 77 anos de sua criação no Brasil e chegou a Goiás dez anos depois, registra números altamente positivos. Em 2018, a instituição mantida pelas indústrias totalizou 173.052 matrículas desde a aprendizagem industrial até a pós-graduação, superando em 40% a meta estipulada para o ano. Em todo o Brasil, o Sistema S já profissionalizou mais de 73 milhões de trabalhadores.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: