quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que o território goiano não fará a exigência de prescrição médica para a imunização contra a Covid-19 de crianças entre 5 a 11 anos de idade. A decisão segue o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que se posicionou contra essa imposição para a vacinação.
O motivo dessa decisão é porque, na última quinta-feira (23), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga havia afirmado que a pasta iria recomendar que, para se vacinar as crianças de 5 a 11 anos, seria necessária uma prescrição médica e a assinatura de um termo de consentimento dos pais.
Por meio de nota, a SES-GO informou que, desde o início da pandemia, ela segue “a ciência e as diretrizes que comprovam a eficiência e segurança das ações aplicadas no combate aos agravos de saúde pública. No caso específico, entende-se que a vacinação possui eficácia e benefícios comprovados para a proteção de várias doenças, incluindo a Covid-19”.
Fora isso, a Secretaria ainda argumentou que a saúde é um direito constitucional conferido à todos os cidadãos e que, sendo assim, conforme dito pelo Conass, “entende que a prescrição médica para que crianças recebam a vacina não seja uma medida adequada”.
(Com informações do G1 Goiás)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.