sexta-feira, 19 de abril de 2024

Goiás

Goiás não divulga número de mortes ocasionadas por policiais

POR Jornal Somos | 15/10/2019
Goiás não divulga número de mortes ocasionadas por policiais

Ilustração

O

O estado de Goiás foi o único que não divulgou os números de mortes causadas por policiais no primeiro semestre do ano de 2019 ao Monitor de Violência (levantamento realizado pelo portal G1). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) disse em nota que tem “compromisso com a transparência no fornecimento de dados”, mas que os números são sigilosos e não seriam divulgados.

 

“A SSP tem um único intuito: garantir a segurança pública dos cidadãos goianos e combater com rigor a criminalidade, dentro do amparo legal”, destacou o texto enviado à reportagem.

 

De acordo com a publicação, os dados foram solicitados no início do mês de setembro para a assessoria via Lei de Acesso à Informação, mas não foram liberados. Também foi feita uma tentativa no Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão, mas o pedido também foi negado.

 

Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, afirma que a não divulgação dos dados causa estranhamento, mesmo ao alegar que os números são sigilosos. Segundo ela, além do interesse público, os números eram divulgados pelos governos anteriores.

 

A nota da SSP é finalizada com a seguinte frase: “ultrapassada a fase de sigilo das informações, as mesmas serão divulgadas”. No entanto, não foi dado um prazo certo para quando isso deve acontecer.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: