quinta-feira, 28 de março de 2024

Goiás

Goiás lança hoje máquina para inteligência artificial no Governo

POR | 13/04/2022
Goiás lança hoje máquina para inteligência artificial no Governo

Imagem: Divulgação/Assessoria

N

Na tarde de hoje, quarta-feira será lançado pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), um supercomputador para Inteligência Artificial (IA). De acordo com a secretaria, ele que será usado para analisar dados, tomar decisões e oferecer soluções eficientes para as demandas da população. Com investimento de quase R$ 1,2 milhão, a máquina estará disponível para todas as secretarias de Estado e para novos projetos de inovação.

 

 

O supercomputador, que já foi utilizado em fase de teste pela UFG no ano passado, é composto por três equipamentos, sendo um dedicado para o treinamento de modelos de inteligência artificial com oito GPUs A100 e dois específicos para predição, usando modelos treinados anteriormente. A expectativa é que a máquina apoie os trabalhos dos gestores públicos, potencializando o desempenho do Estado.

 

 

“Este investimento coloca o Estado em uma posição de destaque dentro do cenário nacional, já que trata-se de uma solução poderosa e utiliza algumas das tecnologias de servidores de Inteligência Artificial mais rápidas do mundo”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira.

 

 

O subsecretário de Tecnologia da Informação da Sedi, Rodrigo Moraes, explica que este sistema de supercomputadores pode realizar tarefas de forma automática, sem ajuda humana.

 

“Esse conceito se torna possível por meio de métodos que trabalham em sincronia, como o Machine Learning (Aprendizado de Máquina – AM) e o Deep Learning (Aprendizado profundo). As máquinas aprendem por conta própria, tornando-se capazes de analisar dados e encontrar padrões sozinhas”, esclarece. “Elas executam análises semelhantes ao raciocínio humano, mas com uma potência muito maior. O que é muito útil para o setor de TI, que necessita de raciocínios rápidos dentro de enormes bancos de dados em curtos períodos”.

 

 

Eficiência comprovada

 

Atualmente, o Governo de Goiás, por meio do Laboratório de Inovação Goiás (Ligo), da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) e do CEIA, executa projetos de Inteligência Artificial (IA) para órgãos estaduais. A nova máquina vem potencializar e ampliar seu uso.

 

 

Entre os projetos que já estão em execução, estão o Correção Chatbot, para atendimento a suspeitos com Covid-19; o Chatbot para o Expresso, que realiza a mineração de dados para identificação de fraudes tributárias e veículos suspeitos; a Biometria Veicular, que atende a Secretaria de Segurança Pública; e a IA Nova Ouvidoria.

 

 

A Biometria Veicular, por exemplo, atua como aliada no combate ao crime de furtos e roubos de veículos, assim como no acompanhamento e monitoramento de veículos envolvidos em situações de crime, resultando no aumento da produtividade e efetividade das atividades de prevenção e repressão a ilícitos.

 

 

O Chatbot para o Expresso proporciona uma nova experiência de comunicação e interação do cidadão com o Estado, com atendimento humanizado e individualizado das pessoas que buscam os serviços. Ele facilita a comunicação com os usuários e reduz o tempo de atendimento.

 

 

A IA Nova Ouvidoria é um canal formal de troca de informações entre o cidadão e o Estado que permite, por meio de instrumentos legais, apurar ilícitos, melhorar a prestação de serviços e reforçar os pontos positivos. Esta tecnologia deixa a interação com o cidadão mais simples e acessível, resultando no aumento do uso deste canal e na melhoria dos serviços públicos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: