sábado, 06 de julho de 2024

Goiás

Goiás inicia campanha contra o Aedes aegypti

POR Thaynara Morais | 26/10/2022
Goiás inicia campanha contra o Aedes aegypti

Creative Solutionist por Pixabay

O

O início do período de chuva é marcado pelo aumento do aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Pensando nisso, o Ministério da Saúde, lançou nesta semana, com inserções em rádio, TV e internet, campanha para conscientizar cidadãos sobre a prevenção contra o mosquito. A dengue acumula, no estado, mais de 169 mil casos, sendo 135 óbitos até o mês de outubro.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), orienta que a população adote alguns cuidados em casa como evitar água parada em pequenos objetos, manter a caixa d’água fechada e realizar limpezas periódicas em calhas e no quintal; vedar poços e cisternas, e descartar lixo da forma adequada.

 

Números e perfil dos pacientes

 

Recentemente, uma análise dos óbitos provocados pela dengue e chikungunya em Goiás, foi apresentada aos gestores dos municípios goianos, com alerta aos cuidados com a aplicação dos protocolos assistenciais. O objetivo da ação é reduzir a taxa de mortalidade, que se encontra em 1,68/100 mil pessoas. Ainda de acordo com os dados, a influência das comorbidades e a idade como fatores de risco para óbito.

 

O registros apontaram que das 121 mortes por dengue registradas até 26 de setembro, 73 vítimas são mulheres, com mortalidade crescente após 60 anos de idade e presença de comorbidades como diabetes, doenças cardiovasculares e hipertensão. Ainda havia um registro de sete óbitos por chikungunya.

 

Protocolos de atendimento

 

Através de dados apresentados na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o coordenador estadual de Arboviroses, Murilo do Carmo, constatou aumento de casos entre adultos jovens.

 

A Vigilância em Saúde recomenda que os municípios estejam atentos à aplicação inicial de protocolos assistenciais, como a hidratação venosa dos pacientes, em especial nos que apresentam fatore de risco.

 

 

(Com informações Agência Cora Coralina de Notícias)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: