quarta-feira, 24 de abril de 2024

Goiás

Goiás faz parte dos dez estados que menos perderam qualidade de vida

POR Ana Carolina Morais | 30/11/2021
Goiás faz parte dos dez estados que menos perderam qualidade de vida

Foto: Jackson Rodrigues / Prefeitura de Goiânia

O

O estado de Goiás é o décimo com a melhor qualidade de vida do Brasil, segundo mostra uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar de a pontuação obtida pelo território goiano ter ficado abaixo da média nacional, quando o quesito foi transporte e lazer, o estado ficou atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo.

 

 

Os pontos estudados pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) foram referentes à redução na qualidade de vida e ao índice de desempenho econômico das famílias brasileiras. No total, são 50 indicadores avaliados, entre eles: padrão de vida, saúde, serviços de utilidade pública, moradia, acesso aos serviços financeiros e alimentação.

 

 

Além do bom desempenho no quesito transporte e lazer (21,5%), o estado de Goiás também se destacou na educação (17,4%). De outro lado, o índice de perda na qualidade de vida do território goiano ficou em 0,166, enquanto a média nacional foi de 0,158.

 

 

O dimensionamento realizado pela pesquisa referente à qualidade de vida da população ocorre por meio de um índice de perdas ou privações multidimensionais, onde os principais são o índice de perda de qualidade de vida (IPQV) e o índice de desempenho socioeconômico (IDS).

 

 

(Com informações do Jornal Opção)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: